Obrigado por visitar o Informa+

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, fornecer funcionalidades de redes sociais, personalizar conteúdos, anúncios e analisar o tráfego no site. Consente? Pode alterar as suas definições de cookies em qualquer altura.

PUB
Categories: Sociedade
| Em
14/02/2020 09:24

“Amor Sem Fim”: Hospital de São João já tomou posição sobre caso de Hugo e Ângela

A história de Ângela e Hugo emocionou os portugueses, que aderiram em massa às petições criadas pela mulher com vista a alteração da lei, para permitir engravidar do marido já falecido.

PUB

Uma das petições, que propõe uma nova lei específica através de uma iniciativa legislativa do cidadão, foi assinada por mais de 20 mil pessoas e chegou às mãos do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que irá marcar votação para mudança da lei.

Ao chegar à Assembleia, a iniciativa tem obrigatoriamente de ser discutida e votada no Parlamento.

Numa luta contra o tempo, Ângela avançou com um processo criminal e civil contra o Hospital de São João, no Porto, para impedir a destruição do esperma. Esta ação motivou a resposta do primeiro-ministro, António Costa, que garantiu que o caso tinha sido encaminhado para a ministra da Saúde.

Esta quinta-feira, o Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, revelou que não irá destruir o esperma de Hugo, que antes de morrer de cancro, o criopreservou.

“Pela presente vimos informá-la da nossa posição, de que demos já notícia a sua Exa o senhor secretário de Estado da Saúde, a qual é a de conservar o material biológico em causa, não exercendo a faculdade legal de proceder à respetiva destruição”, refere uma carta dirigida à mulher a que a Lusa teve acesso.

A unidade hospitalar sublinhou ainda, na missiva, estar a aguardar a pronúncia das entidades públicas detentoras de poder administrativo e político sobre a questão.

Questionada pela Lusa, Ângela Ferreira diz ter sido apanhada de surpresa, dado ainda não ter sido contactada pela unidade hospitalar, mas não escondeu estar “imensamente feliz e aliviada”.

PUB
Receba notícias de última hora e informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar gosto ➜  
Partilhar
Mais informação sobre: Amor sem FimReportagemTVI
PUB
Comente. Dê a sua opinião
PUB