App preferida dos jovens é usada por predadores sexuais, alertam especialistas

0 1.986

A aplicação TikTok, que serve para criar vídeos curtos com trechos musicais, usada maioritariamente por adolescentes dos 13 aos 24 anos, está a ser utilizada por predadores sexuais para identificar e chegar a possíveis vítimas.

A aplicação, disponível em iOS e Android, é campeã de downloads e tem 500 milhões de utilizadores regulares. Segundo a associação de apoio a crianças vulneráveis ‘Barnardo’s’, a aplicação móvel ameaça a segurança das crianças e adolescentes, que ficam em risco de cair nas mãos de predadores sexuais.

O ritmo de crescimento da TikTok e a preferência dos mais jovens por esta aplicação acionou os alarmes dos especialistas.

Segundo o alerta feito pela instituição inglesa, os predadores sexuais usam a caixa de comentários para incentivar crianças, desde os oito anos, a filmarem atos sexuais.

A idade mínima para o download e utilização da aplicação é de 13 anos. Até aos 18 anos é exigido o consentimento dos pais, mas calcula-se que crianças mais novas utilizam a TikTok.

“Sem as medidas de segurança adequadas, o facto de as crianças poderem transmitir vídeos de si próprias pode fazer com que se tornem alvos de abusadores nos seus próprios quartos. É essencial que os pais conhecem e compreendam as tecnologias que os seus filhos estão a usar e que garantam que têm as devidas medidas de segurança”, lê-se no comunicado da Barnardo’s, citado pela imprensa inglesa.

Outros conteúdos na web

Comente, dê a sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recomendados