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Aprenda a fazer meditação em 5 passos simples

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utoconhecimento, o despertar para o que nos rodeia, a concentração para aquilo que importa, a capacidade de aproveitar o presente e tempo para si.

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Estas são, entre muitas outras, as grandes vantagens da meditação, uma prática budista muito antiga que, numa sociedade atual cada vez mais apressada, vítima do stresse, ansiedade e depressão, começa a afigurar-se como uma solução capaz de devolver a calma e saúde mental.

Se é cética quanto a esta prática, para a qual existem várias técnicas, aconselhamo-la a experimentar. Os resultados podem até notar-se a curto prazo. Garantimos que vai sentir-se mais calma, mais focada e, a longo prazo, mais feliz.

Reunimos uma técnica simples de meditação baseada na respiração, que poderá ser feita em apenas 5 passos e que é baseada no livro Mindfulness para a Saúde, de Vidyamala Burch e Danny Penman.

5 passos para uma sessão de meditação baseada na respiração

1. Sente-se direita, mas descontraída numa cadeira de espaldar reto, com os pés bem apoiados no chão; ou deite-se num tapete numa manta no chão ou numa cama. Descontraia o mais possível os braços e as mãos.

2. Feche os olhos delicadamente e concentre a atenção na respiração à medida que flui para dentro e para fora do corpo. Preste atenção às sensações que o ar provoca ao entrar na boca e no nariz, ao descer pela garganta e chegar aos pulmões. Sinta a expansão e a redução do peito e da barriga à medida que respira. Concentre a atenção onde as sensações forem mais fortes.

3. Quando a sua mente se dispersar, reencaminhe-a delicadamente de volta à respiração. Tente não se criticar.

4. Poderá encher-se de ideias, emoções mas independentemente do que acontecer, limite-se a observar da melhor forma que puder, sem reagir à experiência e sem tentar mudar nada. Vá devolvendo a atenção à respiração.

5. Ao fim de alguns minutos, caso prefira, abra delicadamente os olhos e assimile o que a rodeia.

Este artigo foi publicado originalmente na Saber Viver

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