in

ASAE apreende 450 quilos de alimentos em supermercados

Lisboa, 20 ago 2020 (Lusa) — A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 quilos de produtos alimentares em supermercados e mercados de zonas turísticas, numa operação de fiscalização a cerca de 300 estabelecimentos comerciais.

Os 450 quilogramas de alimentos apreendidos representam 150 unidades de produtos, num valor aproximado de 3,4 mil euros, adianta a ASAE no balanço hoje divulgado.

A operação de fiscalização em causa esteve em curso durante as últimas semanas, direcionada a supermercados e mercados em zonas de veraneio.

Em comunicado, a ASAE acrescenta que foi instaurado um processo crime por “especulação de preço na comercialização de géneros alimentícios” e 50 processos de contraordenação, por diversas infrações.

Entre os motivos para os processos de contraordenação, a autoridade aponta a falta de comunicação prévia, o incumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar, a falta de preços e infrações relacionadas com o Livro de Reclamações.

Foi ainda decretado a suspensão de atividade de um minimercado, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene.

 

Sugestões para ti