Bandeira Azul 2017: Portugal com 320 praias galardoadas

Em 2017, mais uma vez, foram ultrapassadas as três centenas de praias galardoadas e Portugal conta atualmente com 320 praias e 14 portos de recreio e marinas galardoados.

PUB

Pela primeira vez, foram também galardoadas 5 Embarcações Ecoturísticas que seguem os critérios de sustentabilidade da Bandeira Azul.

Estas 320 praias com Bandeira Azul fazem de Portugal o país da União Europeia com maior percentagem de praias galardoadas (55%).

Relativamente a 2016, registou-se um ligeiro crescimento, passando de 314 para 320 zonas balneares galardoadas. No que diz respeito às marinas e portos de recreio, verificou-se um ligeiro decréscimo no número de galardões, passando de 17 para 14.

No que diz respeito à distribuição regional, na região Norte contabilizam-se 70 praias com bandeira azul, distribuídas por 12 concelhos, onde se incluem 4 praias fluviais.

Na região Centro, foram galardoadas 36 praias, distribuídas por 18 concelhos, onde se incluem 13 praias fluviais.

Na região de Lisboa e Tejo, foram contabilizadas 48 praias, das quais 8 são fluviais, distribuídas por 15 concelhos.

Na região Alentejo, temos 31 praias galardoadas, sendo 3 fluviais, distribuídas por 8 concelhos.

A região Algarve continua a manter o 1.º lugar, com 88 galardões, contabilizando-se praias em 13 concelhos.

Nos Açores, o galardão foi atribuído a 34 praias, de 11 concelhos.

Na Madeira, foram galardoadas 13 praias, pertencentes a 6 concelhos.

O Programa da Bandeira Azul da Europa iniciou-se à escala europeia, em 1986, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Com o apoio da Comissão Europeia, esta iniciativa tem por objetivo principal elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes.

O Programa Bandeira Azul apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio. É atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A nível internacional, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um eco-label, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

Mais informação sobre: Bandeira Azul.

Mais informação sobre: Sol e Mar.

Este artigo foi publicado originalmente em Turismo de Portugal


Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web