in

Canos ou esgotos entupidos? 10 dicas práticas para o desentupimento

Canos ou esgotos entupidos? 10 dicas práticas para o desentupimento
Soluções caseiras para desentupimento de esgotos

Já nos aconteceu a todos ter uma canalização entupida em casa. Sabemos, por isso, que é extraordinariamente aborrecido tratar de esgotos entupidos. Os canos entopem por motivos triviais: descuido, má utilização, antiguidade, desgaste das peças hidráulicas e falta de manutenção. Mas nada disto interessa na hora de querer resolver algo tão simples – um cano entupido – que parece ser tão complicado. 

Como fazer desentupimento de esgotos? Não é engenharia aeroespacial, mas na hora em que um cano entope nada do que achamos saber parece resultar. Por isso, os especialistas da Desentop24horas.pt reuniram para si neste artigo uma série de dicas para que possa fazer desentupimento de esgotos em casa sem grandes problemas. No entanto, lembre-se que se o problema for demasiado sério, deve consultar os especialistas na matéria. Quem trata de desentupimento de esgotos todos os dias saberá resolver rapidamente o problema. Partilhamos consigo 10 dicas para desentupimento de esgotos. 

10 Dicas para o Desentupimento de Esgotos

Perceba a causa

As causas mais frequentes para entupimentos de esgotos são a presença de gordura e óleos, restos de café, papel higiénico e tintas na canalização. O cuidado quando deita fora estes materiais é essencial para manter longe a brigada de desentupimento de esgotos.

Água (a ferver)

Para resolver canos entupidos, vamos começar pela dica mais fácil: usar água. Ferva água e deite-a faseadamente pelos canos. Esta solução serve para desentupimento de esgotos, mas também ajuda a prevenir futuros problemas. Escusado será dizer: tenha atenção para não se queimar com a água a ferver.

Desentupidor

Sim, o bom e velho desentupidor! É a peça fundamental para desentupimento de esgotos. Funciona através da sucção e, se a situação não for grave, desbloqueia os canos em poucos segundos. Tenha em conta que tem de haver água suficiente no ralo, já que esta – com o seu movimento – é a agente de desentupimento de esgotos. 

Aspirador 

O aspirador, se for de pó e água, pode ser um auxiliar precioso em desentupimento de esgotos. Vale a pena experimentar. Ajuste-o para aspirar líquidos e tape o respiradouro para que não tenha problemas de maior. Pode não funcionar, mas não perde nada em tentar. 

Detergente

O detergente da louça também é um agente de desentupimento de esgotos, sobretudo onde a gordura se acumula mais – por exemplo, nas canalizações da cozinha. Funciona da seguinte forma: deite um quarto de uma chávena de detergente de loiça e, de seguida, água a ferver. Auxilie com o desentupidor. 

Vinagre, sal e bicarbonato de sódio

A fórmula é simples:

– 1 copo de vinagre mais ½ copo de bicarbonato de sódio mais 2 a 3 colheres de sopa de sal. 

Deite no cano e cubra-o durante 30 minutos. Finalmente, use água morna;

–  ½ copo de sal mais ½ copo de vinagre mais ½ copo de bicarbonato de sódio. 

De forma cautelosa, verta a mistura no ralo. Finalmente, use de água a ferver;

– ¾ copo de bicarbonato de sódio mais ½ copo de vinagre. 

Deixe que esta mistura atue durante aproximadamente 30 minutos. Para terminar, deite água morna.

Soda cáustica

Antes de mais, lembre-se: a soda cáustica pode queimar. Proteja os olhos e as mãos, com óculos e luvas. Use 3 copos de soda cáustica para cada 3 ou 4 litros de água. De seguida, misture. Quanto a mistura efervescer, verta-a no cano. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos. 

O arame

A necessidade aguça o engenho e é esse o caso neste método para desentupimento de esgotos. Molde a extremidade do arame de forma a que este fique com a forma de gancho. De seguida, insira-o no ralo e tente recolher tudo o que está a causar o entupimento. Use depois água morna para finalizar o processo. 

Limpeza

O ideal é ir mantendo a canalização limpa. Para verificar o estado dos canos, use uma chave de fendas, um cabo e um balde. Coloque o balde por debaixo do sifão. Retire-o com cuidado, rodando com a mão ou com o auxílio de uma ferramenta. Limpe os tubos, se for caso disso. 

Assistência

Um desentupimento de esgotos pode não ser assim tão simples de resolver. Nesse caso, o melhor é chamar técnicos especialistas. A Desentop24horas.pt pode ajudá-lo. As linhas de atendimento estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, um pouco por todo o país. Ligue 935052122. 

Manutenção

Lembre-se que, no caso de entupimentos de canos, manutenção é tudo. Previna antes que tenha que resolver.

Deixe uma resposta

Loading…

0

B-Boy Found Kid, da Maia segue em frente nas eliminatórias da Red Bull BC One E-Battle

Projeto ESTRAEE proporciona aos Municípios da LIPOR maior qualidade na Gestão Municipal de Resíduos Elétricos e Eletrónicos