Categories: Mundo
| Em
08/11/2019 10:08

Cientistas prontos a testar vírus capaz de matar todos os tipos de cancro

Uma empresa australiana diz ter desenvolvido um vírus capaz de matar todos os tipos de cancro.

A notícia foi avançada pelo Daily Telegraph esta sexta-feira.

O tratamento está a ser desenvolvido pela empresa Imugene.

A base do vírus do chamado CF33 é a varíola bovina. Os testes já foram feitos em roedores e verificou-se uma redução das células cancerígenas. A fórmula está cada vez mais perto de ser testada em humanos.

Yuman Fong, especialista em cancro, explica que “desde o início dos anos 1900, que há provas de que os vírus podem tratar o cancro, quando as pessoas com cancro foram vacinadas contra a raiva e o cancro desapareceu”.

“O grande problema era que, se se criasse um vírus tóxico o suficiente para matar o cancro, este podia matar o homem também”, indica.

Sanchia Aranda, diretora do Cancer Concil, na Austrália, disse estar preocupada que o sistema imunológico das pessoas testadas crie defesas que não permitem que o vírus destrua as células cancerígenas.

“As células cancerígenas são muito inteligentes e sofrem uma mutação para sobreviver e há uma probabilidade de que evoluam para se tornarem resistentes ao vírus, como fazem agora para se tornarem resistentes à quimioterapia e imunoterapia”, justificou.

Redação

O Informa+ é uma publicação periódica online portuguesa que se dedica à divulgação e partilha na internet de notícias, informações importantes e ainda ferramentas úteis para o seu dia-a-dia.

Mais informação sobre: Cancrocientistas