Conheça a história de sobrevivência do jovem agricultor João Bettencourt: ” Emagreci muito, perdi muita força”

João Bettencourt é o mais jovem agricultor do programa da SICQuem Quer Casar Com o Agricultor?‘ e com apenas 21 anos, já ultrapassou grandes adversidades na sua vida.

O jovem da ilha Graciosa, nos Açores, perdeu a mãe vítima de um cancro, a madrinha devido a uma doença oncológica e ele próprio também lutou contra um cancro.

Segundo avança a revista TV7 Dias, o pesadelo do jovem começou, quando a mãe foi diagnosticada com cancro do colo do útero.

O agricultor perdeu a mãe devido a uma negligência médica: Inicialmente passaram-lhe 36 sessões de radioterapia e, ao fim de 30, disseram-lhe que já estava curada”, revelou uma fonte próxima da família.

“Ao fim de seis meses voltou tudo de novo”, continuou a fonte. Já no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, acabaram por recorrer à quimioterapia “mas as complicações deram cabo dela”. Começou com uma anemia, depois os intestinos deixaram de funcionar.

Quatro anos mais tarde João Bettencourt foi confrontado com a morte da sua madrinha que considerava uma segunda mãe.

Com a morte das mulheres da sua vida, o jovem agricultor precisou de mais força ainda. Aos 18 anos, recebeu o diagnóstico que ninguém quer: cancro.

Segundo um amigo do agricultor, foi depois de um pequeno acidente que as coisas complicaram para João: “Ele estava mais ou menos bem e, desde que levou um baque de uma vaca, começou-se a queixar das costas

A madrasta de João confessou que foram mais de 22 vezes as consultas de urgência mas os médicos afirmavam que se tratava de dores musculares.

Cansado das falsas informações o pai decidiu recorrer às urgências do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e onde acabaram por revelar que havia ali algo de má formação no corpo.

“O doutor pediu os resultados e soubemos na hora que era um tumor no rim esquerdo, mas não sabíamos a gravidade da situação”, afirmou a madrasta.

O cancro de João era afinal um cancro raro e, por isso, o jovem teve de ser operado, em Coimbra, para retirar um rim e um tumor de 20 centímetros com mais de quatro quilos.

A operação correu bem mas o agricultor teve de ficar em Coimbra cerca de 9 meses para realizar quimioterapia.

Segundo o agricultor João Bettencourt, a cirurgia foi dolorosa mas o pior foram os tratamentos: “Passado uma semana, quando o cabelo começou a cair, eu já não me conhecia, mas passado um mês perdi muita massa muscular, emagreci muito, perdi muita força e houve dias em que disse que nunca ia fazer o que fazia”.

Atualmente, o jovem agricultor já não faz tratamentos, só tem consultas de quatro em quatro meses.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados