in

Covid-19: DGS espera que reabertura de centros comerciais em Lisboa seja “ordeira”

Lisboa, 14 jun 2020 (Lusa) — A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse hoje esperar que a reabertura de centros comerciais na região de Lisboa se realize “de forma ordeira”, a partir de segunda-feira, considerando que haverá “ainda mais cuidados” dado o foco de contágios.

“Tenho a referir que estes centros já reabriram noutros locais do país e não tivemos notas de distúrbios nem de ajuntamentos anormais, nem de comportamento não cívico por parte das pessoas, portanto nada faz esperar que a abertura destes centros comerciais em Lisboa não se verifique da mesma forma ordeira”, declarou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, falando na conferência de imprensa diária da evolução do surto de covid-19 no país.

De acordo com a responsável, “não se perspetiva que o comportamento da população em Lisboa seja diferente, antes pelo contrário, é uma população que terá ainda mais cuidados porque sabe que a atividade do vírus em Lisboa é superior à do resto do país”.

Graça Freitas ressalvou também que “o espaço comercial tem regras que tem de cumprir e tem funcionários para ajudar os clientes a cumprir essas regras, orientando nomeadamente fluxo de pessoas dentro do centro comercial e dos diferentes de espaços”.

Portugal regista hoje 1.517 mortes relacionadas com a covid-19, mais cinco do que no sábado, e 36.690 infetados, mais 227, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 14.828 casos confirmados, acima dos 14.622 casos totalizados até sábado.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Covid-19: Açores completam quatro dias sem casos positivos

Covid-19: Linha de apoio psicológico do SNS continua ativa e já atendeu 16 mil chamadas