in

Covid-19: Formulário para investigadores acederem a dados da epidemia já disponível

Lisboa, 11 abr 2020 (Lusa) — A comunidade científica tem desde sexta-feira disponível na página oficial de Direção-Geral da Saúde (DGS) um formulário para submeter online o pedido de acesso a dados relativos à epidemia de covid-19 para investigação, adiantou hoje a ministra da Saúde.

Marta Temido referiu o decreto-lei que prolongou o estado de emergência em Portugal e o qual forneceu o enquadramento legal para disponibilização de dados “devidamente anonimizados e sem possibilidade de identificação do respetivo titular”.

“Independentemente de outras diligências em curso, independentemente de até ontem [sexta-feira] estes dados já virem sendo distribuídos a quem os solicitava, a DGS disponibilizou ontem [sexta-feira], na sua página, um formulário de acesso a dados numa hiperligação que está disponível encontra-se a descrição das variáveis disponíveis no ficheiro de metadados ao qual é possível aceder mediante pedido que pode ser carregado na própria página”, explicou a ministra na conferência de imprensa diária da DGS.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 470 mortos, mais 35 do que na sexta-feira (+8%), e 15.987 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 515 em relação a sexta-feira (+3,3%).

Dos infetados, 1.175 estão internados, 233 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 266 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.

Sugestões para ti