in

Covid- 19: Hospitais de Coimbra suspendem cirurgias adicionais e de ambulatório com pernoita

Coimbra, 13 mar 2020 (Lusa) – O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) decidiu suspender a produção cirúrgica adicional e a cirurgia ambulatória com pernoita face à pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC adianta que vai também avaliar “as circunstâncias em que possam ser adiadas e remarcadas as consultas para data posterior, sempre que não haja prejuízo para o doente”.

“As consultas externas subsequentes deverão ser preferencialmente substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais, sempre que o doente reúna critérios para o efeito”, refere a nota.

O CHUC garante, no entanto, que se mantém o agendamento das primeiras Consultas a Tempo e Horas e das primeiras consultas internas ou referenciadas por outros hospitais “sempre que clinicamente triadas com critérios de Muito Prioritárias e Prioritárias”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Bolsonaro com “teste positivo” ao coronavírus

TVI cancela programa “Dança com as Estrelas”