in

Covid-19: Madeira mantém os 90 casos e regista mais um recuperado

Funchal, Madeira, 09 mai 2020 (Lusa) – A Madeira mantém o total de 90 casos de covid-19, já com 53 recuperados, mais um do que na sexta-feira, sendo que, dos 11 concelhos da região, apenas três ainda têm doentes a recuperar, anunciou hoje o Governo Regional.

“Hoje temos mais um dia sem casos, é o 25.º dia sem casos positivos na Madeira e temos mais um doente recuperado, temos, agora, cinco concelhos com casos todos recuperados, três concelhos que nunca tiveram casos e três concelhos com casos que ainda não estão totalmente recuperados”, adiantou o secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil.

Na teleconferência de atualização da situação epidemiológica da covid-19 no arquipélago da Madeira, Pedro Ramos referiu que a região já realizou 5.570 testes; dos 35 lares existentes, 16 já foram testados (envolvendo 1.399 testes) que deram negativo, acrescentando que, na próxima semana, 600 ajudantes domiciliárias começarão a ser testadas.

Abordando o boletim epidemiológico da covid-19 na região, a vice-presidente do Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, revelou que, até à data, “foram notificados na Madeira 1.446 casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.356 foram excluídos”.

“Mantemos o total de 90 casos positivos na região e, como temos mais um recuperado, passamos a ter 37 casos de infeção ativos”, disse, especificando que o caso recuperado de hoje diz respeito a um residente em Santa Cruz, passando este a ser mais um concelho sem casos de infeção ativos.

Bruna Gouveia indicou ainda que os 37 doentes estão estáveis e fazem confinamento profilático, ou nas suas residências, ou nas unidades hoteleiras dedicadas à covid-19, não existindo na região qualquer óbito.

Em vigilância ativa, a região tem 196 pessoas e em vigilância passiva outras 33.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 274 mil mortos e infetou mais de 3,9 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.126 pessoas das 27.406 confirmadas como infetadas, e há 2.499 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Sugestões para ti