in

Covid-19: Mais 166 reclusos libertados durante a manhã de hoje

Lisboa, 14 abr 2020 (Lusa) — Cento e sessenta e seis reclusos foram libertados durante a manhã de hoje por decisão judicial, no âmbito das normas excecionais em vigor devido à pandemia do novo coronavírus, informou o Conselho Superior da Magistratura (CSM).

Na véspera, o CSM informado que o número de reclusos libertados desde sábado e até às 18:00 de segunda-feira era de 761, o que significa que o total de reclusos até agora libertados em resultado das normas de flexibilização das penas e medidas ultrapassa já as nove centenas.

“Só durante a manhã de hoje e até às 12:00 beneficiaram de decisão judicial de libertação 166 reclusos em todo o país, dividindo-se por 108 em Lisboa, 36 no Porto (20 são decisões do Tribunal de Execução de Penas e 16 de juízos criminais), 12 em Évora e três em Ponta Delgada”, refere uma nota do gabinete de apoio ao vice-presidente do CSM.

A nota indica também que, no âmbito do TEP de Coimbra, nenhum recluso tinha beneficiado até às 12:00 de decisão judicial de libertação.

O CSM sublinha que foram ainda libertados até às 12:00 de hoje, fora da esfera do TEP, cinco reclusos na Comarca de Viana do Castelo e dois na Comarca de Leiria.

Paralelamente, até ao dia de hoje, dois reclusos viram a medida de coação de prisão preventiva ser convertida em Obrigação de Permanência na Habitação (OPH) – vulgo prisão domiciliária – com vigilância eletrónica.

Na quinta-feira, o vice-presidente do CSM, José António de Sousa Lameira, afirmou que os processos para libertação de presos, após análise de juízes, estariam despachados “no prazo de uma a duas semanas”.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).

Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Covid-19: Portugal com taxa de 18 mil testes por milhão de habitante – governo

Covid-19: Governo pede confiança no SNS a doentes não-covid devido a circuitos distintos