in

Covid-19: Rússia regista perto de 10 mil novos casos em 24 horas

Moscovo, 17 mai 2020 (Lusa) — A Rússia anunciou hoje 9.709 novos casos de infeção de coronavírus em 24 horas, com 94 mortes, registando pela terceira vez numa semana um número de contaminações abaixo dos 10.000.

O país é o segundo do Mundo com mais casos registados, a seguir aos Estados Unidos, com um total de 281.752 contaminações.

O número de novas mortes em 24 horas é ligeiramente inferior do dia anterior (119), que constituiu um recorde para a Rússia desde o início da pandemia da covid-19, que surgiu em dezembro, na China. No total, o país contabiliza 2.631 mortes.

As autoridades de saúde russas publicaram duas vezes, na semana passada, uma contagem de novos casos inferior a 10.000, mas os números têm flutuado desde o início de abril, sem uma tendência clara.

Os críticos questionam a realidade da taxa de mortalidade oficial, acusando a Rússia de subvalorizar conscientemente o número de mortos provocados pela covid-19.

As autoridades rejeitaram essas acusações, afirmando que apenas as mortes cuja causa principal é o coronavírus são registadas, enquanto outros países contam a quase totalidade das mortes de pacientes infetados.

As autoridades apontam ainda que, depois de a pandemia ter chegado à Rússia, tiveram tempo para preparar hospitais e implementar uma política massiva de testes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 309 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Covid-19: Mais de 15.000 famílias recorreram ao pagamento faseado da luz – EDP Comercial

Igreja polaca pede ao Vaticano que investigue pedofilia denunciada em filme