Creative Commons Global Summit chega a Portugal

Esta comunidade global traz mais de 400 pessoas a Lisboa para celebrar o movimento da cultura aberta.

De 9 a 11 de Maio, a Creative Commons, uma estrutura internacional sem fins lucrativos que criou, mantém e promove as licenças Creative Commons, vai realizar o seu encontro anual em Lisboa. Durante três dias, o Creative Commons Global Summit acolhe 6 grandes temas, 120 sessões, 2 eventos noturnos e mais de 450 participantes de mais de 100 países.

PUB

A Comunidade Global da Creative Commons, apoiada pela Creative Commons Portugal, lidera este evento que já teve anteriormente lugar em Toronto, Seul e Buenos Aires. O CEO da organização, Ryan Merkley, afirma: “Estamos muito contentes por colaborar com a CC Portugal e trazer a nossa Comunidade Global a Lisboa. Do copyright à Inteligência Artificial, passando pela tradicional partilha de conhecimento, o evento vai envolver uma grande diversidade de interesses em cultura, educação, ciência, investigação e ativismo digital.”

Destacam-se as sessões de “Modelos de Negócio Abertos e a Reforma do Direito de Autor na UE”, “Inteligência Artificial e as Licenças CC”, “O Estado Actual dos Filtros de Conteúdos”, “As Reformas de Direito de Autor Domésticas e Internacionais – o Caso Europeu” e “Copyright Art – Porquê e Como os Artistas Trabalham e Lidam com o Direito de Autor nas Suas Obras”.

O evento contará com apresentações de grandes nomes ligados ao debate sobre o direito de autor, o domínio público, e o conhecimento aberto global: James Boyle e Jennifer Jenkins do Duke University Center for the Study of the Public Domain e Adele Vrana e Siko Bouterse da Whose Knowledge. Além daqueles, seis líderes de comunidades globais, incluindo Majd al Shihabi, a primeira bolseira da Bassel Khartabil Free Culture Fellowship, e Sophie Bloemen, fundadora da Commons Network Europe, vão partilhar a sua experiência sobre o conhecimento aberto.

A festa de encerramento organizada pela CC Portugal, no Titanic sur Mer, inclui os artistas portugueses João Pais Filipe (Lovers&Lollipops), Progressivu (Enchufada), DJ Narciso e Dj Ninoo (Príncipe Discos) e a londrina GLORIA.

A Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001 e com sede nos Estados Unidos da América. As seis licenças de direito de autor e a marca de domínio público criadas pela organização foram já utilizadas mais de 1,4 mil milhões de vezes através de grandes plataformas como a Wikipedia, Youtube, Flickr, Vimeo, 500px ou Medium, bem como por importantes instituições culturais como a Europeana, Rijksmuseum, National Portrait Gallery ou o Metropolitan Museum of Art. Para saber mais sobre a Creative Commons e as suas licenças, consulte o site www.creativecommons.org ou o relatório anual State of the Commons, com informação sobre os programas e comunidades que integram este movimento global pela cultura aberta.

As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.


Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web