Cultura em Expansão leva cinema ao Bairro da Lomba a partir deste sábado

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

Com três anos de vida e mais de 90 sessões realizadas por toda a cidade, o Nove e Meia – Cineclube Nómada retoma a sua programação, no âmbito do Cultura em Expansão, com a exibição do filme “A Sede do Mal” no Bairro da Lomba, já neste sábado, dia 20, às 21,30 horas.

O Cineclube Nómada já passou por vários bairros portuenses (Pasteleira, Bouça, São Vítor, Mouteira e Falcão) e, neste ano, realizará as suas sessões de maio a dezembro na Associação de Moradores do Bairro da Lomba (Rua de Vera Cruz, 24 A),sempre aos sábados às 9 e ½ e com uma periodicidade quinzenal. Como é habitual, a entrada é livre e os filmes serão acompanhados por conversa e petiscos.

Para além das sessões públicas, a novidade deste ano reside na criação de sessões privadas do Nove e Meia em instituições da cidade que visam a reinserção social ou reintegração familiar. Hoje mesmo, sexta-feira, o Cineclube Nómada visita o Lar Nossa Senhora do Livramento e, nos próximos meses, regressa a este e também ao Centro Educativo Santo António com uma programação específica pensada para cada local e respetivo público.

As sessões privadas são complementadas com duas Oficinas gratuitas de Iniciação ao Cinema, a realizar no Lar Nossa Senhora do Livramento e no Colégio Barão de Nova Sintra, esta última produzida com o apoio das Águas do Porto. Nestas oficinas, estabelecer-se-á com os jovens espectadores uma ponte entre o VER e o FAZER e entre o OLHAR e a OBRA.

Esta “aventura de programação” – levada a cabo por Amarante Abramovici, Regina Guimarães e Saguenail – pretende levar o cinema a comunidades sem contacto com esta expressão artística, com “plena consciência de que a dificuldade de acesso a bens culturais não é apanágio da suburbanidade”.

O filme desta semana, “A Sede do Mal” (“Touch of Evil”) do aclamado realizador americano Orson Welles e protagonizado por Charlton Heston e Janet Leigh, marca assim o início das sessões de cinema no Bairro da Lomba. Realizado em 1958, este filme policial é um dos maiores exemplos da estética noir e conhecido na história do cinema pelo seu magnífico plano de sequência inicial.
A sessão seguinte do Nove e Meia será no dia 3 de junho com a exibição de “Rashomon”, de Akira Kurosawa. Mais uma vez, haverá na véspera exibição no Lar Nossa Senhora do Livramento.

A programação integral do Cultura em Expansão 2017 está acessível aqui.

Recomendado pelo Informa+

Qual a sua opinião?