Do cinema europeu estreado em 2017 fora da Europa apenas 2% foi português, segundo um estudo

Dos 671 filmes europeus que em 2017 se estrearam em salas de cinema fora da Europa, 13 foram de produção portuguesa, revelou hoje o Observatório Europeu do Audiovisual.

Segundo os dados estatísticos deste observatório, o cinema português representou 2% do total de filmes europeus exibidos em territórios fora da Europa, como Estados Unidos, Canadá, China, Brasil, Austrália ou México.

Em matéria de admissões em sala, o cinema europeu somou, fora da Europa, quase 97 milhões de espectadores, dos quais 26.559 foram para ver cinema português.

A estatística é liderada por França, com 201 filmes exibidos e 31 milhões de espectadores fora da Europa.

Na distribuição por países, em 2017 o cinema português foi o sexto mais visto no Brasil, onde se estrearam oito produções portuguesas, que obtiveram 7.522 espectadores (num universo de 3,8 milhões de entradas) e cerca de 31,2 mil euros de bilheteira.

No Brasil, no que toca a cinema europeu, França liderou com a exibição de 73 filmes, seguindo-se Reino Unido (18), Alemanha (16), Itália (15) e Espanha (11).

Proporcionalmente, no México o cinema português teve mais audiência em 2017, já que foram exibidos dois filmes vistos por 9.301 espectadores.

Nos Estados Unidos, em 2017 estrearam-se 202 filmes de produção europeia, dos quais dois foram portugueses, com 6.518 espectadores.

Atualmente, o Instituto do Cinema e Audiovisual tem um programa de apoio à internacionalização, com cerca de 1,1 milhões de euros a repartir por apoio à promoção e a participação de obras nacionais em festivais, apoio a associações do setor e apoio à distribuição de cinema português no estrangeiro.

De acordo com o Observatório Europeu do Audiovisual, a China tornou-se em 2017 no mercado mais apetecível para exportação do cinema europeu, com 35,8 milhões de espectadores, superando os Estados Unidos que registaram 24 milhões de espectadores.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados