Donos de cães que ladrem repetidamente vão ser multados em França

Uma cidade francesa vai multar os donos de cães que ladrem repetidamente. Esta é uma medida para tentar diminuir a poluição sonora.
Os habitantes de Feuquières, norte de França, podem ter de pagar uma multa de 70 euros se os cães “ladrarem de forma prolongada”.
Segundo Jean-Pierre Estienne, presidente da câmara da cidade francesa, explicou que a decisão surge como resposta aos “cães que ladram dia e noite” e que “criam um clima intolerável” na cidade.
A decisão está a motivar muitas críticas por parte das associações dos direitos dos animais.
“O objetivo não é proibir os cães nem vamos multar as pessoas por um simples latido”, disse Jean-Pierre, acrescentando que “a cidade nada tem contra os cães, mas quem os quiser ter, tem que os educar”.
O decreto foi aprovado no início do mês e proíbe que os cães sejam deixados em áreas fechadas sem que os donos estejam por perto “para impedir os latidos prolongados ou repetidos”, segundo conta o Jornal de Notícias.
Esta não é a primeira vez que os autarcas francesas tomam medidas contra o ruído dos cães. Em 2012, a comuna de Sainte-Foy-la-Grande aprovou uma lei que proibia qualquer ladrar excessivo que perturbasse a ordem pública.