in

Fernando Guimarães vence Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores

Lisboa, 18 jun 2020 (Lusa) — O poeta e ensaísta Fernando Guimarães venceu hoje o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pelo seu livro “Junto à Pedra”, publicado no ano passado pela Afrontamento, foi hoje anunciado.

O júri, constituído por Carina Infante do Carmo, José Manuel de Vasconcelos e Rita Patrício, decidiu atribuir o prémio por unanimidade, considerando tratar-se de “uma obra de composição equilibrada e orgânica, com ressonâncias maioritariamente clássicas e uma sólida meditação de índole filosófica, fundada no diálogo com a tradição artística ocidental”.

O Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Loures, galardoa anualmente uma obra de poesia, em português e de autor português, publicada integralmente e em primeira edição – no ano de 2019.

O valor monetário do prémio, a ser entregue ao autor da obra, é de 12.500 euros. A cerimónia de entrega ainda não está marcada.

Na 1.ª edição, em 2019, do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho distinguiu o poeta Gastão Cruz.

Deixe uma resposta

Loading…

0

PSP do Porto realiza operação no bairro de Pinheiro Torres

Covid-19: Portugueses mantiveram consumo de Cultura e reconhecem falta de apoio ao setor – Estudo