Forcados do Aposento da Moita recordam noite trágica: “Ficou patente que é o touro quem manda…”

A corrida de touros que ocorreu na noite deste sábado na praça de Coruche ficou marcada pelas aparatosas quedas dos cavaleiros tauromáquicos Ana Batista e João Moura Júnior.

PUB

Também os forcados não tiveram uma noite fácil. Os forcados amadores do Aposento da Moita, João Ventura e Luís Fera sofreram ferimentos ao serem colhidos pelo quinto touro.

Luís Fera sofreu uma fratura no maxilar e foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, Lisboa, onde foi induzido o coma.

De momento, já se encontra em observação sendo que o prognóstico é bastante favorável, garantiu fonte do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita.

Esta terça-feira, numa publicação no Facebook, o Grupo de Forcados do Aposento da Moita fez a crónica da noite vivida em Coruche.

Leia aqui o texto na íntegra:

“No passado dia 6 de Julho o nosso grupo foi a coruche para a terceira corrida da temporada ! Uma corrida mista de homenagem a Manel Badajoz ! Faziam parte do cartel Luís rouxinol , Ana Batista , Manuel Telles Bastos , João Moura Jr , Nuno casquinha e Diogo Peseiro. As pegas a cargo do grupo de coruche e do nosso grupo e touros da ganadaria de são torcato.

Para pegar o nosso primeiro touro o cabo Leonardo Mathias escolheu o forcado João Ventura para pegar , Manuel Mendes para dar primeiras , António Ramalho e Rúben Serafim nas segundas , Luís fera a rabejar , Pedro Santiago , José Maria Ribeiro da Costa e eu para dar terceiras . Há que referir que o touro durante a lide colheu a cavaleira Ana Batista com alguma gravidade tendo recolhido à enfermaria não sendo por isso o touro lidado até ao fim. Toca para a pega e o grupo faz o seu brinde a António Badajoz irmão do homenageado, tudo normal até agora mas eis senão quando o touro investe na trincheira partindo um corno e por ordem do director de corrida não pode ser pegado ! Sendo o director de corrida a autoridade máxima numa praça de touros têm que se respeitar as suas decisões…
Em relação ao nosso segundo e último touro o cabo voltou a escolher o mesmo grupo para a pega. João Ventura faz uma primeira tentativa e sai da cara do touro antes da entrada oportuna dos ajudas tendo o touro sido bastante violento. Na sua segunda tentativa fica desmaiado sendo dobrado por Luís fera que faz mais duas duras tentativas ficando também ele desmaiado numa altura em que o touro continuava a não querer dar tréguas e a ser muito duro. Para dobrar o Luis fera veio o cabo Leonardo Mathias que o pegou a sesgo.

Acabava assim a prestação do nosso grupo que não foi de longe como queríamos. Contudo o grupo nunca virou a cara à luta e resolveu da forma possível e mais digna a situação. Queremos sempre pegar os touros à primeira mas nem sempre é possível, como ficou bem patente nesta corrida o touro é quem manda.
Em relação aos lesionados o João Ventura já se encontra em casa desde a madrugada de domingo estando já recuperado. O Luis fera felizmente já está melhor, estando ainda internado no hospital de São José mas a melhorar significativamente…
Ao João Moura Jr. uma palavra de força neste momento pela perda do seu cavalo e à Cavaleira Ana Batista que recupere rápido do enorme susto que sofreu!
Acabo assim está crônica agradecendo e enaltecendo o forcado Luís fera, são poucas e difíceis de escolher as palavras para descrever o que faz, o quanto gosta e dá pelo grupo. Um verdadeiro exemplo para todos nós … muito obrigado Ferinha !

Pelo aposento da Moita vai a cima…

Bernardo Ortigão Costa Luiz Lopes”.

Recorde-se que a corrida de touros acabou da pior forma para o cavaleiro João Moura Júnior, que teve mesmo de ser suturado na cara e que viu o seu cavalo Xeque-Mate ser abatido devido aos danos irreversíveis, causados pela aparatosa colhida.

João Moura Jr recorreu às redes sociais para recordar a trágica noite vivida em Coruche, afirmando mesmo que foi “a pior vivida em toda a carreira”.

João Moura Jr. recorda noite trágica em Coruche

O PAN já reagiu e esta terça-feira, em comunicado divulgado, pediu esclarecimentos ao Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O partido liderado por André Silva questionou se estava presente um veterinário na praça de touros e porque motivo o cavalo não foi imediatamente socorrido.

PAN pede esclarecimentos sobre morte de cavalo na trágica tourada de Coruche


Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web