in

Governo dos Açores paga 1,1 ME à Ryanair para promoção turística no Reino Unido

Horta, Açores, 11 mai 2020 (Lusa) – O Governo dos Açores vai pagar à companhia ‘low cost’ Ryanair mais de 1,1 milhões de euros, para que a transportadora aérea irlandesa faça a promoção turística da região junto do mercado do Reino Unido.

Os valores constam de um concurso público internacional lançado pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, cujo resultado foi agora publicado na página da BASE – Contratos Públicos Online, que revela os pormenores deste contrato, assinado em 28 de abril por ambas as partes.

O documento, subscrito pela secretária regional Marta Guerreiro, titular da pasta do Turismo nos Açores, e por David O’Brien, em representação da companhia irlandesa, impõe vários deveres à Ryanair, que terá de assegurar o planeamento e a coordenação de todas as ações de promoção turística dos Açores.

Além da Ryanair, que opera na região, tinham concorrido à três outras empresas, todas elas ligadas aos meios de comunicação e audiovisuais e que se dedicam, quase exclusivamente, a este tipo de campanhas promocionais.

O contrato em causa determina o pagamento, por parte do executivo açoriano, de um montante de 920 mil euros, acrescidos de IVA (imposto sobre o valor acrescentado), e de um prémio adicional de 240 mil euros, também acrescidos de IVA, caso haja uma “boa execução” do contrato e “caso a promoção turística resulte num aumento da procura pelo destino Açores”.

A agência Lusa já solicitou mais informações à secretária regional do Turismo, mas até ao começo da tarde de hoje não foi possível obter declarações de Marta Guerreiro.

Sugestões para ti