Governo está prestes a abrir concurso para “mil técnicos especializados”

A menos de três meses das eleições legislativas, o Governo está “em vias de abrir” um concurso público para a contratação de mil técnicos especializados nas áreas da estatística, da gestão, do planeamento e jurídicas, avança o “Público” esta segunda-feira. Esta informação foi veiculada ao matutino pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

O objectivo do concurso é “reforçar os centros de competências, os gabinetes de estatística e de planeamento e as diversas direcções-gerais que fazem trabalho de estatística, planeamento e de desenho de políticas públicas” em “vários ministérios”, diz a ministra.

Segundo Mariana Vieira da Silva, “há muitos anos que a administração pública não tem fora dos sectores específicos uma entrada significativa de quadros técnicos.”

Alguns dos principais problemas que este concurso pretende colmatar são o envelhecimento e o grande volume de saídas dos trabalhadores nos quadros do Estado.

Em 2018, a média de idade dos funcionários públicos era de 47,4 anos, mais 3,8 anos do que em 2011. Este concurso constava do Programa de Estabilidade aprovado para este ano e já havia sido anunciado pelo Ministério das Finanças.

Publicado originalmente em: Expresso

Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web