in

Homem fica “livre” de cancro terminal após terapia genética inovadora

Vamberto Castro, de 62 anos, sofria de um Linfoma Não Hodkins, e já se encontrava em estado terminal quando uma luz ao fundo do túnel se “acendeu”. O mineiro deverá ter alta este sábado, após se ter submetido a um tratamento inovador conhecido como CART-Cell, baseado numa técnica de terapia genética, que foi realizada no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando deu entrada no Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, Vamberto sentia muitas dores, estava extremamente magro e tinha muitas dificuldades de locomoção. O cancro já se tinha espalhado para os ossos, pelo que haviam poucas chances de sobreviver à doença.

PUBAntes de ser internado, realizou ciclos de quimioterapia e radioterapia, mas sem sucesso. Os médicos davam-lhe menos de um ano de vida e o paciente aceitou os cuidados paliativos como a sua única opção.

Até que surgiu a oportunidade de se submeter a um tratamento inovador, apenas autorizado nos EUA, e nunca realizado nos países da América Latina. O antigo mineiro autorizou a sua submissão a esta técnica inovadora, ainda em fase experimental. Cerca de 20 dias depois de inciar os tratamentos, os exames comprovaram que algumas células cancerígenas tinham desaparecido.

Os médicos que acompanharam o paciente, no Centro de Terapia Celular do Hermocentro, garantem que Vamberto “está livre da doença”, mas não totalmente curado, uma vez que o diagnóstico final só poderá ser dado ao fim de cinco anos. No entanto, o prognóstico é muito positivo e o tratamento será aplicado a mais dois pacientes em breve.

Esta técnica aproveita a capacidade do nosso sistema imunitário de atacar as células cancerosas estimulando-o e bloqueando os “travões” das células do sistema imunitário. Os resultados foram tão promissores que até valeram aos seus investigadore, James P. Allison e Tasuku Honjo, o Prémio Nobel da Medicina de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Este artigo foi publicado originalmente no Correio da Manhã

PUBLICIDADE  

Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar no gosto da nossa página de facebook ➜  

Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar no gosto ➜  

Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar no gosto ➜  

Deixe uma resposta

Loading…

0

ARTIGOS RECOMENDADOS

Casal filmado em cenas íntimas ao volante condenado a 6 meses de prisão com pena suspensa

Varandas e a hipótese dar o nome Cristiano Ronaldo ao Estádio de Alvalade: «Não excluímos»