in

Incêndios: Fogo em Avis atinge zona protegida pela Rede Natura 2000 – autarca

Avis, Portalegre, 21 jul 2020 (Lusa) – O incêndio florestal em Avis, no distrito de Portalegre, está a atingir uma “mancha florestal grande” integrada na Rede Natura 2000 e já obrigou ao corte do trânsito em duas estradas, por precaução, disse o presidente do município.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Silva adiantou que o fogo está a lavrar numa zona florestal de sobreiros, pinheiros e eucaliptos, além de montado, atingido a área protegida ao abrigo da Rede Natura 2000.

“Já ardeu uma mancha grande”, afirmou o presidente da Câmara de Avis, observando que o combate às chamas está a ser dificultado pelo “vento muito instável”.

Como medida de precaução, foram cortadas ao trânsito as estradas entre as vilas de Avis e de Galveias e entre Galveias e Aldeia Velha, indicou o autarca, referindo não haver habitações em perigo, nem registo de danos pessoais.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as operações de combate às chamas mobilizavam às 19:15 um total de 248 operacionais, com o auxílio de 70 viaturas e de nove meios aéreos.

O alerta foi dado às 14:41, com o fogo a começar na zona de Montes Juntos, na freguesia de Aldeia Velha, localizada entre as barragens do Maranhão e Montargil.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Ministério da Saúde diz que vão ser colmatadas “desconformidades” assinaladas pelo TdC

Fim de comissões no MBWay, empréstimos e prestações bancárias ratificado na COF