in

Início da eleição para sucessão de Centeno na liderança do Eurogrupo

Bruxelas, 09 jul 2020 (Lusa) — A eleição para a sucessão de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo teve hoje início cerca das 17:00 de Lisboa, durante uma reunião por videoconferência dos ministros das Finanças da zona euro.

Na corrida ao cargo estão a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna, que fizeram breves discursos antes de ter início a votação, que é secreta e eletrónica.

O vencedor é o candidato que obtiver uma maioria simples, ou seja, os votos de pelo menos 10 dos 19 países da zona euro, pelo que poderá haver necessidade de uma segunda volta para ‘afastar’ uma das três candidaturas.

Antes da reunião, o ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, elogiou os “três excelentes candidatos” à sua sucessão, afirmando-se seguro de que deixará a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro “em boas mãos”.

Calviño, a candidata apoiada por Portugal, é apontada como a favorita, dado contar com os apoios de Alemanha e França, as duas maiores economias da zona euro.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Covid-19: Bélgica impõe quarentena a viajantes oriundos da região de Lisboa

Queda de granizo causa estragos em vinhas, olivais e castanheiros em Valpaços