Inovação tecnológica na agricultura chama projetos europeus a Portugal

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que a Agri Innovation Summit’2017 vai trazer para Portugal «a maior rede de parcerias europeias dedicadas à investigação e à inovação tecnológica na agricultura».

A conferência, organizada em parceria pelo Governo e pela Comissão Europeia, realiza-se em Oeiras a 11 e 12 de outubro e vai abordar temas como a Agricultura 4.0 e desenvolvimento rural, a Inovação – moldando o futuro, a digitalização das economias rurais, a gestão de produtos agrícolas, alimentos e floresta e valorização do território e a utilização de recursos – adaptação e mitigação das alterações climáticas.

Luís Capoulas Santos referiu que «apoiar a investigação e a inovação, garantindo que os seus resultados são efetivamente aproveitados do ponto de vista prático e do ponto de vista económico, é uma prioridade e Portugal tem sido reconhecido como um exemplo nesta matéria».

Portugal tem estado a implementar, numa dinâmica interministerial, «uma estratégia que tem como eixo central o aproveitamento de sinergias entre estruturas, apoiando projetos multidisciplinares», disse o Ministro.

Programa da conferência

A Agri Innovation Summit’2017 vai contar com dezenas de grupos operacionais que apresentarão projetos inovadores com base em novas tecnologias, em inovação e conhecimento que resultam da investigação aplicada à agricultura.

Os mais de 500 participantes, de toda a União Europeia, incluem agricultores, empresários do setor e investigadores que terão oportunidade de apresentar os respetivos projetos e de trocar informação, fortalecendo a rede europeia de inovação no domínio agrícola. Em análise e debate estará também o conceito de digitalização aplicado à agricultura, tendo como objetivo aumentar a sustentabilidade desta atividade no futuro próximo.

Capoulas Santos vai abrir a sessão de dia 12, enquanto a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, será responsável pelo encerramento, em representação do Primeiro-Ministro.

A conferência contará ainda com a participação do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e do Comissário Europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, em representação da Comissão Europeia.

A Agri Innovation Summit’2017 vai ainda premiar as três startups mais votadas num total de dez que apresentarão soluções na área de negócio da Agricultura.

Este artigo foi publicado originalmente no Portal do Governo de Portugal

Qual a sua opinião?