PUB
Categories: Famosos
| Em
06/12/2019 17:57

José Mata perdeu o pai aos 12 anos: “Não fiz o luto. Fui fazendo ao longo da vida”

José Mata foi o convidado especial de Júlia Pinheiro nesta sexta-feira.

PUB

Um encontro emotivo, durante o qual recordou o pai que morreu quando o actor da SIC tinha apenas 12 anos.

O ‘Duarte’ da novela ‘Nazaré’, contou que não foi fácil lidar com essa perda até porque, diz, era muito pequeno.

“Ainda não tinha bagagem emocional para superar… Acho que nem fiz o luto. Fui fazendo ao longo da minha vida. Foi algo muito estranho”, desabafou.

José Mata confessou que, num primeiro momento, entrou em negação e recusou a morte do pai. O actor conta que soube da notícia quando estava com um colega de escola. “A minha mãe recebeu um telefonema… Não acreditei, disse que era mentira e disse ao meu amigo ‘vamos para a escola’. E fomos…”, contou.

Actualmente, José Mata reconhece que essa não terá sido a melhor atitude. “Mais tarde percebi que isso foi mau. Foi uma defesa, só que quando entramos em negação, colocamos uma pedra sobre um assunto que não vai sair dali. No resto da minha vida, tive de tirar a pedra e olhar de frente”, disse.

Desses tempos, o actor recorda e assume que se tornou “um miúdo muito nervoso e com muita ansiedade”. Hoje já não é assim, garante.

Do pai, tem muitas e boas recordações. Lembra-se da voz, entre outras coisas. “Lembro-me de ir ver o Benfica, de cozinhar com ele… Lembro-me dele a tocar guitarra e de conduzir comigo ao colo”, recorda.

A finalizar, Júlia Pinheiro perguntou se costuma sonhar com o pai. “Sim, costumo”, respondeu. “Costumo encontrá-lo em sonhos e fico feliz”, acrescentou.

PUB
Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar gosto ➜  
Partilhar
Mais informação sobre: José MataJúlia PinheiroNazaré
PUB
Comente. Dê a sua opinião
PUB