Jovem de Viana com paralisia cerebral conclui licenciatura e lança livro

0 45

Uma jovem de Viana do Castelo com paralisia cerebral, que concluiu este ano a licenciatura em gestão artística e está a começar um mestrado, vai lançar, em dezembro, o segundo livro de poesia, disse esta terça-feira à Lusa a mãe.

“É um livro que retrata vários estados de alma, um verdadeiro turbilhão de sentimentos. A Márcia inspira-se em tudo o que a rodeia e em todos os momentos que vivencia, sejam positivos ou negativos”, explicou Cristina Passos.

O novo livro de Márcia Passos, de 22 anos, intitulado ” Traços (im)perfeitos”, da editora Seda Publicações, vai ser apresentado publicamente no dia 8 dezembro, pelas 21h00, no salão paroquial da Meadela.

Márcia Passos é uma jovem portadora de paralisia cerebral, “provocada durante o parto e que lhe deixou grandes sequelas a nível motor e de fala”.

“Desde cedo que a Márcia sempre demonstrou muito gosto pela escrita, até porque tem graves problemas de dicção, que a limitavam quando se queria exprimir, fazia-o escrevendo”, adiantou.

Em setembro de 2014 ingressou no ensino superior e, um mês depois, editou o seu primeiro livro de poesia. Três anos depois está concluída a licenciatura em Gestão Artística e Cultural na Escola Superior de Educação (ESSE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e “aguarda a entrada, em abril de 2018, no mestrado”.

Atualmente, “é voluntária no Museu do Traje de Viana do Castelo, área onde se licenciou”.

A sessão de lançamento do novo livro vai contar com a presença, “solidária” de vários grupos, entre eles, os Contraponto, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela e ainda o Momentos Únicos.

Este artigo foi publicado originalmente no Correio da Manhã

Comente, dê a sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.