PUB

Livro de Maria Alice Medina sobre a sua experiência de duas décadas como peregrina será lançado em Portugal

Autora fala sobre sua trajetória, desde o projeto inicial do Rock in Rio, o qual ajudou a construir com Roberto Medina, e revela a experiência de um reencontro com si mesma no Caminho de Compostela, trajeto que percorreu 13 vezes como peregrina ao longo dos últimos 20 anos.

99

O caminho de Santiago de Compostela ganha um relato detalhado e sensível nas páginas do livro “Do Rock a Compostela – Às vezes se ganha, às vezes se aprende”, de Maria Alice Medina, que será lançado no dia 21 de maio, às 18h, na Casa Pau Brasil, em Lisboa. A autora irá dedicar a noite para a sessão de autógrafos da obra, construída com as muitas vivências de seus 20 anos de experiência como peregrina. O lançamento será apresentado pelo actor Ricardo Carriço e pela própria Maria Alice.

PUB

Ao longo de 232 páginas, Alice apresenta a sua história com delicadeza e muito bom humor: de uma vida ligada a grandes espetáculos e artistas para a simplicidade e iluminação de quem se descobre através da jornada espanhola, a qual ela já percorreu 13 vezes, a primeira delas em junho de 1999. As paisagens deslumbrantes e a história viva construída por cada um dos peregrinos que passam por lá também estão neste livro, recheado de fotos inéditas da Espanha Rural e Medieval feitas pela própria autora, que dispensou a câmera e optou por usar um telemóvel, conferindo um olhar diferente e autêntico sobre esse patrimônio cultural da Unesco.

“Mais do que um guia de viagens, este livro surge do desejo de realizar um trabalho autoral, onde posso compartilhar algumas experiências de vida e as muitas riquezas colhidas pelo Caminho a Santiago de Compostela. O Caminho é minha verdadeira paixão de vida, parte de mim vive lá! Quero mostrar um reencontro comigo mesma, fruto da reconexão com a natureza, e inspirar outras pessoas a também se redescobrirem”, revela Maria Alice, que enfatiza o fato da obra não se tratar de uma autobiografia, mas sim de um relato de transformação, recheado de imagens inspiradoras e de positividade.

“Com a experiência cosmopolita de quem participou de momentos importantes da história cultural brasileira, Maria Alice traz um livro diferente sobre o Caminho. É um convite para que você se dê um tempo e deixe-se levar por imagens captadas pelo seu clique fotográfico perspicaz e atento. Uma pausa para admirar a natureza, a história e as curiosidades que também são parte da alma brasileira, pois a Espanha tem tudo a ver com a América do Sul”, comenta Tomaz Adour, editor do livro.

Entre os colaboradores e amigos que participam da obra estão o publicitário Nizan Guanaes, que assina a apresentação; a artista plástica Christina Oiticica, com o prefácio; Jana Carvalho, responsável pela descrição do “Ser Peregrino”; e José M. Andrade, professor catedrático de História Medieval do Caminho, na Universidade de Santiago de Compostela.

No lançamento em terras portuguesas, além da filha Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, está confirmada a presença de diversos amigos portugueses e brasileiros que residem em Portugal que Maria Alice fez ao longo da vida, como os atores Ricardo Carriço (que fará a apresentação da obra) e Raul de Orofino, a fotógrafa Joana Verdial e o artista plástico Odamar Versolato, entre outros.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Artigos recomendados

Artigos recomendados