Está a chegar ao fim a 4.ª edição do 365 Algarve, o programa cultural do Turismo do Algarve, com a chancela das Secretarias de Estado do Turismo e da Cultura e financiamento do Turismo de Portugal.
Ao longo destas quatro edições o 365 Algarve promoveu o turismo e a cultura durante a época baixa em toda a região algarvia, envolvendo os agentes culturais e turísticos da região e com a avaliação externa da Universidade do Algarve.
Ao todo foram apresentados 1900 espetáculos, entre muitos eventos no interior da região, ao ar livre e em contacto com a natureza, que deram a conhecer o outro Algarve. O 365 Algarve tornou possível conhecer e explorar o território algarvio em eventos peculiares, únicos, em lugares inesperados e não convencionais, sempre num ambiente intimista, proporcionando uma grande proximidade e um verdadeiro encontro entre o público e os promotores e do público entre si. Estima-se que o número total do público do 365 Algarve chegue, no final de novembro, aos 455 mil visitantes, entre os quais 93 mil representam visitantes estrangeiros.
De entre uma vasta programação cultural, destacam-se várias iniciativas:
O Jazz nas Adegas, que proporcionou ao público uma experiência e um contacto diferenciadores com os Vinhos de Silves através de um encontro com os seus produtores e a música Jazz em concertos em locais pouco usuais, valorizando assim todo o património material e imaterial deste concelho.
O novo circo que animou as noites de Fim de Ano em Monchique e o projeto Medronho que levou o Teatro à serra e às destilarias da região e que depois do incêndio de 2018 manteve viva a memória e o trabalho no terreno, promovendo a relação com o território através da cultura do medronho e da tradição familiar, ambos com autoria do projeto Lavrar o Mar.
O Festival do Contrabando que atravessou o rio Guadiana e, ligando Alcoutim a Sanlúcar através de uma ponte flutuante, reavivou a memória coletiva que aquela região tinha do Contrabando do final dos anos 30 e início dos anos 40 do século XX e o converteu num tráfico de artes com um mercado de rua, desfiles, teatro, gastronomia e muita animação.
O LUZA, Festival Internacional de Luz do Algarve, que iluminou os céus e as ruas de Loulé, unindo o vasto território Algarvio da serra até ao mar, ou o Algarve Jazz Gourmet Moments que aliou verdadeiros ícones do Jazz mundial a experiências gastronómicas nos restaurantes de Lagos, Lagoa e Loulé.
E por fim o Festival da Comida Esquecida, que criou eventos gastronómicos, como os Piqueniques de Charme no interior algarvio, para trazer à memória alimentos esquecidos, muitas vezes associados à pobreza e à ruralidade ou ao esquecimento demográfico e por não serem espécies de interesse agrícola atual.
Num ano atípico como o de 2020, em que os eventos culturais foram suspensos durante alguns meses por motivos de força maior, o 365 Algarve estendeu a sua programação até ao final novembro de 2020, esforçando-se por manter o compromisso com os artistas e com o público.
Para celebrar o fim da sua 4.ª edição, o 365 Algarve propôs a várias personalidades com fortes ligações à região algarvia que partilhassem um testemunho em vídeo sobre o “seu” Algarve, uma campanha que está a decorrer nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube do programa cultural.
“O Algarve tem vários pólos culturais muito fortes, eu acho que existe agora um outro Algarve. O 365 Algarve foi um dos propulsores do novo Algarve, onde a cultura tem diversidade[…], no Algarve de hoje há espaço para tudo e isso deixa-me muito feliz.”
Mário Laginha, músico
“Acho uma iniciativa fabulosa porque a maior parte das pessoas pensa no Algarve na época balnear e acha que o Algarve é só é praia[…], o Algarve é muito mais do que isso. […] o 365 Algarve é uma iniciativa fabulosa para as pessoas conhecerem um outro Algarve e conhecer as várias regiões de outra forma.“
Vitória Guerra, atriz
A 4.ª edição do 365 Algarve decorre até novembro de 2020 e o ciclo de programação parte de uma ideia de território enquanto paisagem à escala humana, que se pode percorrer a pé. Um conceito desde logo associado à Europa, um continente onde as ligações são feitas à distância de uma caminhada, e que constitui o fio condutor desta edição: a profunda ligação humana ao território, quer física quer metaforicamente.
São mais de 400 iniciativas culturais que o 365 Algarve promove por toda a região e que incluem mais de uma centena de concertos, cerca de 50 espetáculos de teatro e cerca de cem ações relacionadas com o património da região, entre outros eventos.
No Algarve, todos os dias e todos os passos contam.