PUB
Categories: Mundo
| Em
17/10/2019 11:16

Menino sem-abrigo de 5 anos a comer na rua em cima de um papelão gera indignação

A imagem de um menino de 5 anos de idade a jantar sentado numa caixa de papelão nas ruas frias da capital irlandesa provocou uma onda de empatia e indignação.

PUB

O menino, apelidado de Sam, foi fotografado no passeio de uma rua principal em Dublin, na Irlanda, pela página de Facebook “The Homeless Street Cafe” no dia 15 de outubro – quando as temperaturas na rua eram de apenas 4 graus centígrados.

O grupo de voluntários, que patrulha a Grafton Street todas as terças-feiras, oferecendo comida, produtos de higiene pessoal, roupas quentes e uma palavra gentil aos sem-abrigo deparou-se com a criança a jantar e partilhou a imagem.

No post, que já foi partilhado milhares de vezes, os voluntários da organização escreveram sobre a angústia que sentiram ao ver uma criança sem-abrigo.

“Está errado e é angustiante, mas isto está a acontecer e só piora a cada semana. ‘Sam’ tem 5 anos e está a jantar hoje à noite em cima de uma folha de papelão. Podemos realmente aceitar isto?”

Milhares comentaram o post, com muitos a querer ajudar, outros a expressar a sua gratidão pelo trabalho dos voluntários, e outros ainda a pedir ao governo irlandês que faça da questão dos sem-abrigo uma prioridade.

O Homeless Street Cafe agradeceu a todos os que responderam ao seu post, e atualizou sobre a situação do menino.

Segundo a organização, o menino estava num alojamento de emergência com a sua mãe, e estuda.

“A mãe está a tentar ter acesso a refeições paro o filho. A maioria das acomodações de emergência proíbe estritamente cozinhar ou preparar alimentos”, escreveram os responsáveis pela organização.

Os últimos números do Departamento de Habitação, Planeamento e Governo Local, de agosto deste ano, mostram que na capital irlandesa existem 6.143 adultos e 2850 crianças sem-abrigo ou a morar em acomodações temporárias ou de emergência.

Em toda a Irlanda, havia 8.216 adultos e 3848 crianças consideradas sem-abrigo.

PUB
Partilhar
Redação

O Informa+ é uma publicação periódica online portuguesa que se dedica à divulgação e partilha na internet de notícias, informações importantes e ainda ferramentas úteis para o seu dia-a-dia.

Mais informação sobre: DublinIrlandaSem-Abrigo
PUB
Comente. Dê a sua opinião!
PUB