MEO e PSP lançam sexta edição do Programa Estou Aqui

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Criança, a MEO, empresa do Grupo Altice, e a Polícia de Segurança Pública (PSP) dão hoje, dia 1 de junho, início à sexta Edição do Programa Estou Aqui!, um conceito que já impactou mais de 163.000 crianças, que ao longo dos últimos 5 anos usaram as famosas pulseiras azuis de identificação.

O Programa Estou Aqui!, na sua versão para Crianças, visa agilizar o contacto imediato com os pais ou educadores caso as crianças se percam. Isto mediante a identificação da criança através de uma pulseira com um código alfanumérico único, pessoal e intransmissível, sendo a pulseira Estou Aqui! de fácil ativação e totalmente gratuita.

Após ativação no site https://estouaqui.mai.gov.pt, as pulseiras ficarão disponíveis em poucos dias na esquadra da PSP escolhida pelos responsáveis. O programa Estou Aqui, na sua versão Crianças, foi alvo de uma otimização que lhe permite atualmente estar ativo durante todo um ano inteiro – de 1 de junho de 2017 a 31 de maio de 2018 – e não apenas durante o período das férias de Verão. Também o intervalo etário das crianças abrangidas foi alargado, sendo agora um programa dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos de idade.

Durante a inscrição no site  https://estouaqui.mai.gov.pt também poderão ser associados outros elementos que os pais e/ou educadores pretendam fornecer pela sua importância e utilidade para o momento em que a criança seja reencontrada. Dados como o quadro clínico, o grupo sanguíneo, alergias, medicação habitual, doenças crónicas, incompatibilidades e outras informações relevantes podem ser importantes no primeiro contacto com a criança identificada após o seu reaparecimento.

De relembrar que as pulseiras Estou Aqui! podem ser também ativadas nos outros países da União Europeia, pois funcionam com recurso ao número 112 europeu, e a PSP estreitou a ligação com as congéneres europeias de forma a que o programa possa ser ativado em caso de necessidade.

Este programa é o resultado de uma parceria iniciada em 2012 entre a PSP e a Fundação Portugal Telecom, sendo que desde 2014 tem contado com o patrocínio MEO. Pioneiro em Portugal, o Estou Aqui! Crianças está desenhado para que os pais aumentem as probabilidades do reencontro com os seus filhos, posicionando-se como uma solução eficaz e expedita em caso de desaparecimento.

Durante o mês de maio foi desenvolvido um roadshow conjunto da PSP e MEO com ações de sensibilização em escolas do primeiro e segundo Ciclos. Através de jogos e animações, cerca de 5.000 crianças e educadores foram envolvidos nos temas mais críticos associados à segurança infantil de forma irreverente e divertida.

E a partir de 22 de julho a PSP e o MEO voltam a percorrer o litoral do país com o MEO Kids Camp, uma ação de animação e sensibilização para famílias sobre a temática da segurança infantil. Neste tour nacional de Verão, as famílias também poderão aderir e ativar o Programa Estou Aqui! Crianças. O roteiro com os locais e datas do MEO Kids Camp estará disponível em meokids.pt a partir do dia 15 de julho.

Qual a sua opinião?