PUB
Categories: Famosos
| Em
16/02/2020 19:36

Morreu Tozé Martinho. Ator e argumentista tinha 72 anos

O ator e argumentista Tozé Martinho morreu este domingo, os 72 anos, no Hospital de Cascais, disse à Lusa fonte da família.

PUB

Segundo a mesma fonte, Tozé Martinho morreu devido a uma paragem cardiorrespiratória. António José Bastos de Oliveira Martinho, que nasceu em Lisboa em dezembro de 1947, estreou-se como ator no início da década de 1980 na primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia”.

Filho da atriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida como Tareka (1927-2018), e irmão da escritora Ana Maria Magalhães, Tozé Martinho estreou-se na escrita de argumentos com a telenovela “Palavras Cruzadas”, exibida no final dos anos 1980 na RTP, onde além de coautor foi também ator.

Afastado dos ecrãs há algum tempo, Tozé Martinho fraturou o colo do fémur em novembro de 2019 e teve de ser operado.

Recorde-se que o artista também sofreu um AVC em 2014.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda o artista numa mensagem no site da presidência:

“Desde 1977 que Tozé Martinho era conhecido dos portugueses, data em que se estreou no célebre programa “A Visita da Cornélia”, em companhia de sua mãe, a atriz Maria Teresa Ramalho (Tareka).

Cinco anos depois, estreou-se como ator em Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa, e nas décadas seguintes tornou-se num dos atores e guionistas portugueses mais ativos, em novelas da RTP e da TVI, além de séries, telefilmes e algum cinema.

Durante todos esses anos esteve presente no nosso imaginário pelos recorrentes papéis de personagens empáticas, decentes, confiáveis.

No momento em que nos deixa, precocemente, apresento à sua família os meus sentidos pêsames”.

Este artigo foi publicado originalmente no Correio da Manhã
PUB
Receba notícias de última hora e ainda informações importantes sobre Portugal e o mundo, basta clicar gosto ➜  
Partilhar
Mais informação sobre: AtorMortes
PUB
Comente. Dê a sua opinião
PUB