in

Portugal desenvolve primeira máscara que inativa o vírus SARS-CoV-2

Direitos Reservados

A máscara MOxAdTech superou com sucesso os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), que a tornam na primeira máscara com capacidade de inativar o vírus que causa a COVID-19. Totalmente “made in Portugal”, o inovador projeto de cooperação entre a comunidade empresarial, académica e científica para o desenvolvimento de uma máscara reutilizável de elevado desempenho tinha já o comprovativo de proteção microbiana, acrescentando agora a capacidade do tecido de inativar o vírus SARS-CoV-2, agente que provoca a COVID-19.

A MOxAd-Tech, que resultou inicialmente da cooperação entre a fabricante Adalberto, a retalhista de moda MO da Sonae Fashion, o iMM, o centro tecnológico CITEVE, e a Universidade do Minho assume-se, assim, como a primeira máscara que inativa o vírus SARS-CoV-2. Este projeto pretende, desde a primeira hora, reforçar a proteção pessoal na atual situação de pandemia, tornando acessível o vestuário técnico ao maior número de pessoas possível.

Os testes realizados pelo iMM permitem aferir a eficácia da máscara MOxAd-Tech na inativação da COVID-19. A máscara beneficia de um revestimento inovador que neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens. Como resultado, a máscara oferece um elevado nível de proteção adicional, uma vez que tem a capacidade de inativar o vírus.

Testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular à máscara MOxAd-Tech atestam capacidade de inativar o novo coronavírus, SARS-CoV-2, que provoca a doença COVID-19.

Pedro Simas, investigador e virologista do iMM, coordenou os testes que qualificam o tecido como tendo propriedades anti-virais e afirma que “De forma simplificada, estes testes consistem na análise do tecido após o contacto com uma solução que contém uma determinada quantidade de vírus, cuja viabilidade se mede ao longo do tempo. Os testes à máscara MOxAdtech revelaram uma inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, onde se observou uma redução viral de 99% ao fim de uma hora de contacto com o vírus, de acordo com os parâmetros de testes indicados na norma internacional ISO18184:2019.”

Francisco Pimentel, administrador da MO; realça: “Este projeto é um excelente exemplo de cooperação entre instituições nacionais para criar um produto inovador e disponibilizá-lo às famílias num prazo muito curto. Os testes do iMM vieram comprovar a nossa afirmação de que a MoxAdTech é melhor máscara de proteção social, reforçando todas as certificações já conquistadas. Estamos cientes da importância deste projeto para a comunidade e orgulhosos por, em conjunto com os nossos parceiros, estarmos a cumprir a missão da Sonae de levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”.

Susana Serrano, CEO da Adalberto, acrescenta: “A máscara MOxAd-Tech é inovadora a nível mundial, pois inclui diferentes camadas de proteção e um tratamento repelente à água que permite neutralizar bactérias e vírus quando estes entram em contacto com a máscara. Esta solução tornou-se possível por existir uma cooperação entre várias entidades distintas, que colocaram o seu conhecimento e capacidade ao serviço da comunidade para ajudar na proteção das famílias portuguesas”.

Projeto de cooperação permitiu desenvolver máscara têxtil inovadora, desenhada e fabricada em Portugal, que já está em comercialização desde abril nas lojas MO e disponível em toda a União Europeia.

As máscaras MOxAd-Tech apresentam também características antimicrobianas, com eficácia comprovada contra vírus e bactérias, estando a sua tecnologia acreditada a nível internacional. O princípio ativo já tinha sido testado com sucesso por um reconhecido instituto Francês, nomeadamente contra o vírus H1N1 e vírus Corona-type, bem como contra o rotavírus.

A MOxAd-Tech está também certificada para a proteção respiratória de partículas externas, conferida pela elevada capacidade de retenção de partículas da fibra/malha. A nível nacional, obteve certificação de máscara social de nível 2 profissional pelo CITEVE, com capacidade testada de retenção de partículas de 95% após 10 lavagens. A nível internacional, MOxAd-Tech já está certificada para 50 lavagens, nomeadamente em França pela Direccion Generale de Entreprises, onde os testes realizados pela entidade certificadora oficial Francesa comprovam que a máscara mantém uma retenção de partículas de 96% mesmo após 50 lavagens. A máscara cumpre com todos os requisitos presentes na nova harmonização de regulamentação europeia, de acordo com a publicação CWA_17553_2020.

Este produto apresenta ainda a certificação OEKO-Tex, comprovando a ausência de produtos químicos nocivos durante o processo de fabrico, o que significa que é inofensivo em termos ecológicos humanos.

Desenvolvidas em têxtil técnico com várias camadas distintas, as máscaras são repelentes à água e confortáveis, facilitando a sua utilização. Outra das grandes vantagens deste produto inovador é o facto de ser reutilizável, permitindo proteger não só os seus utilizadores, mas também o ambiente, uma vez que minimiza a produção diária de resíduos e, consequentemente, elimina potenciais focos de contaminação.

As máscaras MOxAdTech com esta inovadora tecnologia, encontram-se, desde abril, disponíveis, por apenas 10 euros, nas lojas da marca MO e no seu canal online em www.mo-online.com. Está também disponível em lojas Continente e Well’s.

Este é um projeto aberto à comunidade, estando disponível para ser distribuído por outras insígnias e retalhistas em Portugal e no exterior.