Novo arruamento, alteração de sentidos e criação de via ciclável vão melhorar a mobilidade nas zonas do Carvalhido e Francos a partir de 9 de julho

Aliviar a pressão do trânsito na zonas de Francos e do Carvalhido, das mais críticas da cidade, combater a sinistralidade e introduzir fatores de conforto na vida do Porto são os principais objetivos de uma série de alterações que entram em vigor na próxima terça-feira, 9 de julho, sob o lema “Melhor mobilidade, maior segurança!”.

A principal é, desde logo, a abertura de um novo arruamento que consiste no prolongamento da Rua de Fernando Cabral até à Rua de Pedro Hispano, junto ao entroncamento desta com a Rua da Constituição. O novo troço terá sentido único para saída de “Pedro Hispano” em direção a Norte, mantendo a restante extensão da Rua de Fernando Cabral duplo sentido até à Rua de Francos. Isso permitirá continuar em frente pela Rua de Artur Oliveira Valença até aceder à Rua do Lugarinho (que passa a ter sentido único Poente-Nascente) e seguir pela Rua dos Castelos para Norte, pela Rua de Teodoro de Sousa Maldonado (Prelada) e pela Avenida da Cidade de Xangai/Avenida das Congostas até à Circunvalação.

Esta novidade traz consigo a entrada em vigor de novas regras de circulação naquelas zonas, também a partir da terça-feira 9 de julho, que deverão constituir um forte contributo para aliviar a pressão do trânsito naquela importante zona da cidade. Como consequência lógica esperada, e a par dos arranjos das zonas públicas conexas, as alterações deverão ter outro importante resultado: facilitar o escoamento dos automóveis do centro da cidade e no acesso a importantes vias estruturantes do trânsito, como são os casos da Estrada da Circunvalação e da Via de Cintura Interna.

Paralelamente, são esperados ganhos de valor inestimável com a esperada redução da sinistralidade num ponto preocupante da rede viária, onde a circulação automóvel e de peões é de grande intensidade. Além disso, serão criadas novas zonas de estacionamento, o qual será por isso alvo de reorganização.

Ao mesmo tempo, é introduzido um importante fator para estimular comportamentos mais saudáveis e mais amigos do ambiente com a criação de uma via especial para bicicletas ao longo de quase toda a Rua de Fernando Cabral e pelo percurso acima referido, ou seja, ligando a Rua da Constituição à Avenida da Cidade de Xangai e à ciclovia que já existe nesta última. Futuramente, terá expansão à Boavista.

Principais alterações ao trânsito na zona do Carvalhido/Francos a partir de 9 de julho:

– estabelecimento de dois sentidos na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Teodoro de Sousa Maldonado;

– estabelecimento de sentido único Poente/Nascente na Rua do Lugarinho, no troço compreendido entre a Rua Artur Oliveira Valença e a Rua de Francos;

– estabelecimento de sentido único Nascente/Poente na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua de Artur Oliveira Valença e a Rua de Domingos Machado;

– estabelecimento de dois sentidos na Rua de Francos, no troço compreendido entre a Rua do Lugarinho e a Rua de Domingos Machado.

Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web