in

Novo sismo sentido hoje na ilha do Faial

Um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha do Faial, que desde novembro tem registado um aumento da atividade sísmica, segundo o centro de vigilância sismovulcância dos Açores.

Às 08:21 de hoje registou-se um sismo com o epicentro a cerca de 32 quilómetros do Capelo, na ilha do Faial, de acordo com informações avançadas pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O comunicado do CIVISA explica que “o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV” da escala de Mercalli Modificada” nas freguesias de Capelo e da Praia do Norte, nos concelhos de Horta, na ilha do Faial.

O evento teve intensidade III nas freguesias de Cedros, Castelo Branco, Feteira e Flamengos, também situadas na Horta.

Desde o início do mês passado têm-se registado inúmeros sismos na ilha: Entre quinta e sexta-feira, em apenas 12 horas, foram identificados oito terramotos de magnitude superior a 3.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda várias medidas de autoproteção tais como não utilizar elevadores e abandonar os edifícios sempre que se suspeite que não oferecem condições de segurança.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Dois feridos em incidente no Porto com armas de fogo

Souto Moura ganha Prémio Arquitetura do Douro com Central Hidroelétrica do Tua