in

OE2019: Costa adianta que Portugal terá com grande probabilidade saldo positivo

Lisboa, 24 mar 2020 (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, na Assembleia da República, que dentro de dias será conhecido o saldo orçamental de Portugal em 2019, adiantando que, com grande probabilidade, “será positivo”.

Esta breve referência do líder do Governo à execução do Orçamento do Estado para 2019 foi feita no debate quinzenal, em resposta a uma questão formulada pelo secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.

“Portugal tem sido justamente citado como um grande exemplo de um país que fez uma notável consolidação orçamental e dentro de dias saberemos o saldo orçamental de 2019”, começou por referir o primeiro-ministro.

A expectativa do Governo, segundo António Costa, é que, “com grande probabilidade”, Portugal terá registado “um saldo orçamental positivo”.

Em relação a este ano, o Orçamento do Estado para 2020 prevê igualmente um excedente, neste caso na ordem dos 0,2%.

No entanto, na segunda-feira, em entrevista à TVI, António Costa já colocou completamente de parte a possibilidade de esse objetivo ser atingido devido aos efeitos económicos, financeiros e sociais provocados pela crise pandémica de covid-19.

Sugestões para ti