PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

No âmbito do seu novo programa de empreendedorismo e de apoio às startups, ENTER, a Portugal Telecom (PT) inaugura hoje um espaço dedicado à dinamização do ecossistema de inovação em Portugal, permitindo o alojamento de startups e a realização de eventos por parte dos seus parceiros. Para isso conta, desde já, com a presença da Productized e da equipa da Web Summit que, nesta fase, fará deste espaço o seu novo escritório em Lisboa.

Situado numa das localizações mais privilegiadas da cidade (na Rua da Moeda, n.º7), o espaço agora inaugurado foi batizado de Techtris House numa alusão revivalista ao mítico jogo Tetris, apelando de forma simbólica ao encaixe das várias peças existentes neste ecossistema, em particular as startups e a indústria, tendo como objetivo acolher gratuitamente projetos cujas soluções se enquadrem na estratégia de desenvolvimento da PT ou que, potencialmente, permitam uma resposta aos desafios internos da Altice.

Contando com a presença permanente de equipas da PT no edifício, esta iniciativa materializa o desejo de proximidade às startups pretendido pelo maior operador de comunicações em Portugal, agilizando o seu envolvimento em projetos de R&D através da Altice Labs e facilitando o contacto com as diversas áreas de negócio do Grupo Altice, bem como o acesso a uma rede de parceiros e potenciais clientes.

Dotado das mais recentes infraestruturas e serviços de comunicação desenvolvidos pela PT, este edifício de dois pisos e talha industrial permitirá a uma centena de empreendedores usufruir de todas as condições para o desenvolvimento das suas soluções, disponibilizando para além das áreas de cowork salas de reunião, áreas de refeição, um laboratório, bem como uma sala multifunções equipada para a realização de eventos.

Sendo este um espaço de abertura ao exterior, apesar de maioritariamente destinado a soluções tecnológicas inseridas na estratégia da PT, o âmbito de projetos poderá ser alargado, em função da disponibilidade e num caráter temporário, no sentido de potenciar a diversidade.

Albergará, ainda, entidades parceiras do programa ENTER que nele poderão encontrar o formato adequado para a realização de eventos, como sessões abertas de pitching e networking, hackathons ou workshops/ masterclasses e meet-ups regulares.

Para Paulo Neves, Chairman e CEO da PT, «a inauguração deste espaço é a materialização, não só de uma estratégia dirigida a startups, mas de uma convicção e de um espírito empreendedor que está na base da criação do Grupo Altice e do DNA de inovação subjacente à história da PT. É com entusiamo que abrimos as nossas portas a projetos disruptivos que tenham a capacidade de nos surpreender e com cujos autores pretendemos desenvolver soluções únicas que se integrem, não só no nosso roadmap de produtos e serviços, mas que possam também integrar o nosso ecossistema de parceiros.»

Ao longo dos últimos anos, fruto de parcerias com startups, a PT acumulou inúmeros casos de sucesso em diversas áreas, desde soluções de música, navegação, passando pela produção de conteúdos ou conceitos de engenharia para infraestruturas de rede. Este espaço, ampliado pela estratégia desenhada para o programa ENTER, contribuirá assim para multiplicar estes exemplos de sucesso.

Web Summit marca presença neste espaço

Reforçando a parceria tecnológica que teve início na primeira edição em Portugal, através do patrocínio e fornecimento de WiFi durante o evento, PT e Web Summit voltam a juntar-se, sendo este o local que irá acolher o primeiro escritório da Web Summit em Lisboa.

Paddy Cosgrave congratula-se com o reforço desta parceria: «Não podíamos estar mais felizes por anunciar a inauguração do nosso primeiro escritório internacional. Lisboa é a casa do nosso maior evento e faz todo o sentido ter pessoas a trabalhar na cidade. O espaço cedido pela Portugal Telecom é ótimo e mal podemos esperar por começar a trabalhar aqui, no coração de Lisboa. Achamos também que vai ser inspirador termos operações a partir de uma das cidades mais cool e vibrantes da Europa, com um cenário crescente de startups e uma reputação internacional florescente. O apoio e a criatividade que temos visto nos nossos parceiros portugueses, como a Portugal Telecom, no Governo português e no Presidente da Câmara também desempenharam um papel importante na abertura deste escritório.»

De acordo com o Chairman e CEO da PT, Paulo Neves: «Em 2016, assegurámos as condições de cobertura WiFi de alta densidade e alta disponibilidade adequadas ao nível de exigência e à dimensão internacional de um evento desta natureza, infraestrutura que estará disponível, igualmente este ano. E é com enorme satisfação que acolhemos o primeiro escritório da Web Summit em Portugal e disponibilizamos este espaço, que promove e potencia o empreendedorismo português».

Sobre o Programa ENTER

Inserido numa estratégia global de inovação aberta do Grupo Altice, o programa ENTER traduz o posicionamento da PT no ecossistema de apoio às startups, com o objetivo de permitir o enriquecimento e a aceleração do seu próprio processo de inovação, mobilizando novos empreendedores e fomentando o desenvolvimento de empresas com ambição.

Atuando para as startups como porta de entrada no ecossistema PT, permite aos empreendedores apresentarem os seus projetos e participarem em atividades com vista à seleção, à promoção e à adoção das suas soluções, com o objetivo de integrar o portefólio e a estratégia da PT. Através deste programa, são disponibilizados às startups meios, know-how e networking que contribuem para o seu crescimento.

Os interessados em integrar o programa ENTER podem submeter espontaneamente a sua candidatura, através do site enter.telecom.pt. ENTER, Ready To Startup.

Qual a sua opinião?