in

Qual o impacto da escolha da cor na decoração do quarto do seu bebé?

Qual o impacto da escolha da cor na decoração do quarto do seu bebé?
(Ground Picture / Shutterstock)

Quando se pensa em decorar um espaço, as escolhas têm como base as preferências individuais. 

Publicidade

No entanto, quando se tem como base a psicologia das cores, é possível perceber que o processo não é simples, sobretudo quando se trata de escolher a cor da decoração do quarto do seu bebé.

Está provado de que as cores influenciam o estado psicológico dos seres humanos de várias formas. 

Afinal, as pessoas lembram-se mais facilmente das cores do que as formas. Por isso, quando se fala de escolher a cor da decoração do quarto do seu bebé, é importante saber fazer uma boa escolha. 

Quais as melhores cores para o quarto de bebé?

Em primeiro lugar, é importante ter em conta que a cor que escolher estará presente em paredes, móveis, almofadas, tapetes ou outros elementos de decoração. Por isso, a sua escolha deve ser ponderada e consciente.

Deve ter em mente que, por um lado, as cores quentes são ótimas para estimular a mente e energizar o corpo. 

Publicidade

Além disso, tornam os espaços grandes mais convidativos e aconchegantes. Mas, podem não ser a melhor escolha para a hora de dormir, sobretudo se o seu bebé tem muita energia.

Por isso, para os primeiros anos de vida do seu bebé, deve utilizar cores suaves, luminosas e alegres. Aliás, estas são as cores mais usadas em móveis para quarto de bebé, por serem mais versáteis e intemporais.

Qual é o impacto da escolha da cor na decoração do quarto do seu bebé?

Nos primeiros anos de vida, o seu bebé irá familiarizar-se com as diversas cores que irá experienciar no futuro. Por isso, deve apostar na diversidade de cores, de modo a promover o desenvolvimento das suas células da retina, responsáveis por identificar as cores.

Publicidade

Uma boa forma de promover essa diversidade é através de móveis para o quarto de bebé, como o caso do berço ou do trocador, que são temporários, ou de móveis que poderão acompanhar o seu crescimento, tais como a cómoda ou as estantes e prateleiras.

Para ajudar nessa missão, a Vertbaudet no seu catálogo online oferece uma vasta gama de móveis para o quarto do seu bebé, com diversos tamanhos, modelos e cores, desde o primeiro dia de vida do mais pequeno da casa.

Quais os significados das cores mais usadas na decoração do quarto do bebé?

Seja em paredes, em móveis ou em elementos decorativos, as cores mais usadas para o quarto de bebé são o branco, o lilás, o azul claro, o verde e o rosa. Mas, afinal, qual é a mensagem que transmitem?

Branco – calma

De um modo geral, o branco está associado à pureza e à inocência, por isso, é uma das cores que ajudam a promover a calma, sobretudo nos quartos dos bebés.

Uma vez que está ligado ao lado místico, o branco permite uma infinidade de combinações. Nesse sentido, é a principal escolha para conjugar com outras cores.

Lilás – prosperidade

Esta cor, muito associada aos quartos das meninas, é uma cor moderna e que funciona muito bem para os detalhes. Além disso, pode ser combinada com o verde.

De acordo com o Feng Shui, esta é uma cor relaxante, por isso, é a ideal para ajudar a melhorar o sono do seu bebé.

Azul – tranquilidade

Os diferentes tons de azul possuem um efeito calmante, sobretudo os mais claros. Por isso, são ideais para crianças cuja personalidade é mais agitada. No caso dos recém-nascidos, esta é uma cor que irá ajudar a transmitir serenidade e tranquilidade.

No Feng Shui, o azul claro, por exemplo, simboliza o elemento água, associado à emoção, que acalma e tranquiliza. Para criar a harmonia perfeita, é recomendado que seja combinado com o branco.

Verde – família

Esta é uma cor que muitos pais adotam, sobretudo quando não querem saber qual é o sexo do bebé até ao nascimento. Mas é também a escolha daqueles que pretendem estreitar os laços com o filho. Na técnica chinesa Feng Shui, o verde é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento.

Caso não queira que esta seja a cor das paredes do quarto do seu bebé, pode sempre optar por adicioná-la em móveis ou em elementos de decoração do quarto do bebé. Para remeter à natureza e trazer a sensação de calma, experimente misturar diversas tonalidades de castanho.

Rosa – relacionamentos e conforto

Associada como uma cor dos quartos de menina, o rosa é uma cor que ajuda a estimular os relacionamentos, sobretudo nas tonalidades mais claras. 

No quarto de bebé, esta cor é responsável por proporcionar conforto ao bebé e a quem estiver no quarto.

Publicidade