Sábado é dia de Porto Extreme XL na Ribeira

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

A melhor edição de sempre do Porto Extreme XL Lagares arranca já este sábado, a partir das 10 horas, na Ribeira do Porto. Este ano, são 225 pilotos – o máximo permitido por regulamento – em representação de 16 nacionalidades diferentes. Que comece o espetáculo…

Pelo quarto ano consecutivo, a etapa portuguesa pontuável para o Mundial de Hard Enduro vai disputar o seu Prólogo no espetacular e exigente percurso citadino desenhado em plena Ribeira do Porto. Será já este sábado, 27 de maio, entre as 10 e as 17 horas.

Incluído no programa oficial das Festas de São João, a 14.ª edição do Porto Extreme XL Lagares promete manter a fórmula de sucesso dos últimos anos, com um percurso de 1.800 metros repleto de obstáculos naturais e artificiais, incluindo a já célebre passagem pelas estreitas escadarias da Ribeira ou pela traiçoeira ponte colocada no rio Douro, mesmo antes da chegada. Por alguma razão, esta é a prova mais desafiante de todo o calendário mundial.

Num ano em que a organização foi obrigada a fechar ainda mais cedo as inscrições, a lista de participantes é já considerada a melhor de sempre, com 225 equipas em representação de 16 nacionalidades. Os espanhóis (98 pilotos) estão desta vez em maioria, superando mesmo a comitiva nacional (78).

Na classe principal (PRO), estão confirmados particamente todos os principais pilotos que disputam o título mundial desta exigente categoria, a começar por Alfredo Gomez Cantero (KTM Racing), vencedor das três últimas edições da prova. Embora determinado a lutar uma vez mais pelo triunfo, o espanhol terá este ano uma tarefa bastante mais complicada, tal o número e a qualidade dos pilotos inscritos na edição deste ano.

O compatriota Mario Roman, piloto oficial da Sherco e segundo classificado em 2016, será talvez a principal ameaça ao domínio de Alfredo Gomez, mas não será a única, já que a etapa portuguesa contará este ano, e pela primeira vez, com as presenças de Jonny Walker (KTM Factoy Team), britânico que já colecionou triunfos em praticamente todas as provas do calendário internacional, mas também do austríaco Lars Enockl, vencedor da última edição do Red Bull Sea to Sky.

A lista de aspirantes ao triunfo inclui ainda nomes como o sul-africano Wade Young, piloto oficial da Sherco, o espanhol Xavi Leon, vencedor da Taça da Europa de Extreme Enduro, o britânico Billy Bolt, em representação da Husqvarna Factory Team, ou ainda do francês Pierre Pallut, 3º classificado no Prólogo de há um ano.

Entre os 34 pilotos inscritos na classe principal (PRO), destaque ainda para a presença de três portugueses: Joel Vieira, Nuno Pereira e o jovem Diogo Pereira.

Marcado para o próximo sábado, o Prólogo será este ano realizado apenas em período diurno, iniciando-se às 10 e prolongando-se até perto das 17 horas.

Retomando o formato de dois dias, o Porto Extreme XL Lagares incluirá ainda uma especial noturna, na noite de 27 de maio, em Lagares, Penafiel. No domingo, 28 de maio, a partir das 11 horas, os concorrentes têm pela frente a etapa principal, num circuito florestal de 25 km, entre os concelhos de Paredes e Penafiel. A chegada está este ano prevista para a aldeia história de Quintandona.

Recomendado pelo Informa+

Qual a sua opinião?