Santa Casa abre clínica dentária gratuita para todas as crianças e jovens de Lisboa

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) inaugura esta terça-feira o Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), uma unidade de medicina dentária pediátrica gratuita para todas as crianças e jovens até aos 18 anos que residam ou estudem no concelho de Lisboa, anunciou a instituição este domingo.

A clínica, que vai funcionar no número 219 da Avenida Almirante Reis, é “um projecto único em Portugal, que tem como objectivo providenciar cuidados médico-dentários de elevada qualidade a crianças e jovens, qualquer que seja a sua condição social ou económica, desde que residam ou estudem no concelho de Lisboa”.

O acesso é gratuito excepto na área de ortodontia, diz a SCML em comunicado. Os beneficiários de abono de família estão isentos de qualquer pagamento no serviço de ortodontia, “independentemente do acto”.

A equipa do SOL será composta por dez médicos dentistas, três higienistas orais e dez assistentes dentários. A partir de terça-feira, será possível consultar no site da SCML os contactos para marcações de consultas.

A Santa Casa estima realizar 50 mil consultas por ano e diminuir, pelo menos, em 60% a prevalência da cárie dentária até 2025 no concelho de Lisboa.

A cerimónia de inauguração, na terça-feira, contará com as presenças dos ministros da Segurança Social e da Saúde, Vieira da Silva e Marta Temido.

De acordo com o barómetro de 2018 da Ordem dos Médicos Dentistas, mais de 30% da população em Portugal nunca vai ao médico dentista ou só vai em caso de urgência.

Publicado originalmente em: Público

Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web