Sem-abrigo vai estudar na Universidade de Cambridge

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

Geoff Edwards, que passou quase toda a sua vida adulta a morar na rua, vai estudar Literatura Inglesa numa das mais prestigiadas universidades do mundo.

Geoff Edwards, um britânico de 52 anos que passou a maior parte de sua vida adulta sem o abrigo de um telhado, acabou de obter um lugar na Universidade de Cambridge. “Ainda me estou a habituar à ideia”, confessou.

A história deste ex-vendedor da revista Big Issue (promovida por instituições de caridade para ajudar e empregar pessoas sem-abrigo, semelhante à portuguesa “Cais”) foi documentada no jornal local “Cambridge News” e só depois ganhou notoriedade no Reino Unido.

Geoff Edwards conta que teve uma infância modesta e uma juventude cercada de livros, mas sem perspetivas de emprego. Depois de passar por vários empregos diferentes, principalmente relacionados com a agricultura, decidiu mudar-se para Cambridge em busca de oportunidades melhores.

Sem trabalho e sem casa, o homem acabou por se refugiar em edifícios desabitados. “Senti-me muito isolado e angustiado. A única coisa que me dava alento eram os meus livros, que fui colecionando”, conta.

Depois de começar a trabalhar na Big Issue, e com a sua “autoestima recuperada”, foi incentivado a retomar os estudos e decidiu fazer os exames de acesso à faculdade nos quais conseguiu obter resultados surpreendentes.

Geoff Edwards é agora aluno de uma das faculdades mais seletivas, exigentes e reconhecidos no universo académico. “É a primeira vez que estou realmente orgulhoso de algo feito por mim”, disse.

Este artigo foi publicado originalmente no Jornal de Notícias

Qual a sua opinião?

Recomendado pelo Informa+