Super Dragões arriscam pena de prisão por exibição de tarja polémica

A claque dos Super Dragões estÁ sob o olhar da PSP depois da exibição da polémica tarja no jogo da última jornada, frente ao Sporting.

A faixa exibida no estádio do Dragão, apresentava uma equipa de campeões nacionais composta de árbitros, uma juíza e o primeiro-ministro, o que levou a PSP a levantar um auto, em que podem estar em causa fatos criminais como o da difamação agravada por envolverem órgãos de soberania, avança o Jornal Económico.

O auto da PSP deve chegar nos próximos dias ao Ministério Público e à Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto, reportando “diferentes ilícitos de natureza criminal e contra-ordenacional registados”.

Segundo a direção nacional da PSP, citada pelo mesmo jornal, “dos diversos autos de notícia elaborados em razão dos diferentes ilícitos de natureza criminal e contra-ordenacional registados, um se refere especificamente à tarja”.

Os responsáveis pela tarja arriscam um agravamento da pena do crime de difamação, que é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.

Neste caso, como envolve titulares de cargos de órgãos de soberania (Governo e tribunais), as penas são agravadas em 50%, para nove meses e 360 dias, respetivamente.

Recorde-se que a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) repudiou a tarja mostrada este sábado no Estádio do Dragão, através de um comunicado.

“A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) não pode deixar de repudiar a tarja exibida pela principal claque do Futebol Clube do Porto no início da segunda parte do jogo desta tarde que opôs o Futebol Clube do Porto ao Sporting Clube de Portugal. A leviandade com que a culpa do insucesso desportivo é caracterizada e personificada é mais um exemplo da falta de cultura desportiva patente no Futebol em Portugal. Acreditamos que uma instituição como o Futebol Clube do Porto não se pode rever neste triste episódio e que irá apurar responsabilidades junto da sua principal claque de apoio.”

A tarja em questão:

Recomendados

Recomendados

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Outros conteúdos na web