Todas as escolas vão leccionar formação financeira em 2018

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

A partir do próximo ano, a formação financeira vai ser leccionada em todas as escolas, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, estando em preparação a formação de professores, anunciou hoje o secretário de Estado da Educação, João Costa.

“Não nos passa pela cabeça que um aluno passe 12 anos pela escola [do 1º ao 12º ano] sem adquirir conhecimentos relacionados com a formação financeira ou a educação rodoviária”, afirmou o governante, numa sessão solene onde foram anunciados os vencedores da 6.ª edição do concurso de literacia financeira “Todos Contam”, na Escola EB 2,3 de Fernando Pessoa, em Lisboa.

O plano do Governo é, segundo o secretário de Estado, formar ainda este ano um coordenador de cidadania e desenvolvimento “em cada escola”.

João Costa lembrou que actualmente a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento já é lecionada em 235 escolas, no âmbito do projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, mas a partir do próximo ano a disciplina vai ser alargada a todas as escolas do país.

A cerimónia de hoje marcou ainda o arranque da Semana da formação Financeira 2017, uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) enquadrada no Plano Nacional de Formação Financeira, e a entrega dos prémios da 6.ª edição do concurso que distingue, anualmente, os melhores projectos de educação financeira nas escolas.

Presentes na cerimónia estiveram também representantes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e do Banco de Portugal.

Este artigo foi publicado originalmente no Jornal de Negócios

Qual a sua opinião?