in

Torres Vedras é Capital Europeia da Economia Social 2021

O Município de Torres Vedras integra a Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021. A rede foi formalizada esta segunda-feira, 29 de março, à margem da conferência “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, que decorreu no Palácio Nacional de Queluz, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, assinou a Carta de Compromisso durante a sessão de abertura, que contou com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e com a participação em meio digital do comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.

Na ocasião, Carlos Bernardes salientou que Torres Vedras foi o “primeiro município português a fazer parte da REVES — Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social” e desafiou os restantes autarcas a aderir à rede. O Centro Torriense de Estudos de Economia Social, o “Atlas da Economia Social do Concelho de Torres Vedras”, a distinção da Comissão Europeia em torno do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar e o acordo de cooperação com o município brasileiro de Araraquara estiveram em destaque na sua intervenção.

Recordando que o conceito brasileiro alia uma outra vertente — designando-se como Economia Social e Solidária — Carlos Bernardes afirmou que “é isso que a Europa tem de ser, solidária, nestes momentos difíceis que atravessamos no controlo e combate à pandemia.”

A Carta de Compromisso também foi subscrita pela vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e pelo presidente da direção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Eduardo Graça.

Entre os objetivos da Rede de Cidades Portuguesas — Capital Europeia da Economia Social 2021 encontra-se contribuir para as principais prioridades e objetivos estratégicos da União Europeia (UE), trabalhar ativamente com a UE na promoção dos valores e princípios da Economia Social e trabalhar em rede, potenciando a partilha de boas práticas no âmbito da Economia Social.

Deixe uma resposta

Loading…

0

Tráfego retomado no Suez após quase uma semana

Homem arrasta mulher pelos cabelos ao longo de vários metros em rixa de trânsito no Porto