Universal Robots mostra eficácia dos seus robôs colaborativos na 360 Tech Industry

A Universal Robots apresenta soluções de automação flexíveis para empresas de todas as dimensões na primeira edição da 360º Tech Industry que decorre na Exponor de 16 a 18 de maio.

A Universal Robots, líder em robótica colaborativa, vai estar presente na primeira edição da 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos, que decorre de 16 e 18 a maio, na Exponor, em Matosinhos, para apresentar os seus robôs colaborativos de última geração, capazes de trabalhar ao lado dos humanos e que contam com aplicações que abrangem toda a cadeia de produção e atendem às necessidades de qualquer indústria.

No stand H14, pavilhão 5, a empresa vai destacar várias aplicações dos seus braços robóticos da Série E, com demonstrações dos modelos UR3e, UR5e e UR10e, em aplicações de polimento, aparafusamento e embalamento.

Fáceis de usar, versáteis e económicos, os “cobots” da Universal Robots não só abrem caminho para a produção semiautomática em grupos industriais, mas também em pequenas e médias empresas. Através das demonstrações ao vivo, os visitantes vão descobrir de que forma os robôs colaborativos podem contribuir para os processos de produção industrial e adaptar-se individualmente às necessidades dos clientes e dos trabalhadores.

“A 360 Tech Industry é uma excelente montra para a robótica colaborativa e um evento incontornável, ao qual temos o prazer de nos associar, para apresentar soluções de cobots que permitem ir mais além e revalorizar o capital humano das empresas, pondo o trabalhador no centro do processo produtivo e a trabalhar lado a lado com os robots”, afirma Jordi Pelegrí, Country Manager da Universal Robots para Portugal e Espanha.

Ao longo dos três dias do certame, os visitantes poderão constatar a simplicidade de funcionamento dos cobots da Universal Robots bem como a sua fácil programação e adaptabilidade às necessidades de cada empresa.

Entre as vantagens, destaca-se a versatilidade destes sistemas robóticos, por serem braços articulados que podem ser personalizados através de acessórios e de uma simples programação para realizar com absoluta precisão uma ampla variedade de tarefas em qualquer sector.

Em resultado desta versatilidade e facilidade de programação, os cobots são uma solução de alta tecnologia acessível às PME, que permitem obter retorno do investimento em menos de um ano.

Além disso, os braços robóticos oferecem a máxima garantia de segurança para trabalhar ao lado dos operários e libertam-nos das tarefas mais repetitivas, perigosas ou desconfortáveis, que podem causar lesões ou desmotivação.

Universal Robots mostra eficácia dos seus robôs colaborativos na 360 Tech Industry

Cobots e humanos, uma relação com futuro

De acordo com um estudo do MIT, a colaboração entre os robôs e as pessoas aumenta a produtividade nos processos de produção em 85% em comparação com o trabalho em separado.

As vantagens que os cobots estão a introduzir nas linhas de produção reabriram o debate sobre a relação entre homem e máquina nos ambientes de trabalho. De facto, 45% do tempo dos trabalhadores poderia ser automatizado através da adaptação da tecnologia actual, de acordo com um estudo do McKinsey Global Institute.

Nessa mesma linha, segundo as previsões do Fórum Mundial Económico, dentro de cinco anos já haverá mais tarefas executadas por máquinas do que por seres humanos, o que significará uma reestruturação do mercado de trabalho que resultará na geração de 58 milhões de novos empregos.

Graças às novas tecnologias, o trabalhador da próxima década terá de assumir tarefas de elevado valor acrescentado, como a inovação, a resolução de problemas ou a relação personalizada com os clientes. Para isso, a formação será um fator determinante.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados