Várias figuras da cena cultural portuguesa vão sábado à Feira do Livro do Porto recordar David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes

Detectamos que usa um AdBlock

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o AdBlock (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

O último fim de semana da Feira do Livro reserva ainda muitos motivos de interesse e atrações para os mais variados públicos, tanto no programa de animação como no programa educativo, com iniciativas ao longo de todo o dia e sempre de acesso livre.

Da agenda, destacam-se dois eventos especiais que, durante este sábado, dia 16, reunirão várias personalidades para dar corpo a momentos dedicados a dois importantes nomes da poesia e da literatura portuguesa: David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes.

Às 12 horas, o Salão Independente (piso 2 da Galeria Municipal) abre-se à descoberta da poesia de David Mourão-Ferreira (1927-1996) com a proposta de um percurso com o título de uma das suas mais conhecidas obras: “Do tempo ao coração”.

Trata-se de uma lição do ciclo programado para a Feira do Livro por Anabela Mota Ribeiro, que convidou para orador o poeta e Professor de Literatura Fernando Pinto do Amaral.

A sua intervenção andará em torno de David Mourão-Ferreira e a revista Távola Redonda no contexto da década de 1950; continuidades e ruturas estéticas; o apuro formal da escrita; o equilíbrio entre tradição clássica e modernidade; a recuperação do lirismo; o amor e o erotismo davidianos; Lisboa e outras cidades; o fascínio pela Itália e por outros lugares da Europa; a melancolia como sinal de um “outro” David Mourão-Ferreira.

Mais tarde, pelas 16 horas, é tempo de “Óscar Lopes (1917-2013) – para além das fronteiras do conhecimento”, num colóquio que tem lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e em que se irá lembrar o docente, intelectual, linguista, crítico e historiador literário e autor de vasta obra ensaística, no ano do centenário do seu nascimento.

Para tal, a Feira do Livro contará com o testemunho de várias figuras da cena cultural portuguesa que com ele tiveram um contacto privilegiado, nomeadamente Artur Santos Silva, Carlos Magno, Isabel Margarida Duarte, José Luís Borges Coelho, José Manuel Mendes, José Pacheco Pereira e Viriato Pina Moura, sob moderação de Isabel Pires de Lima.

A Comissão Organizadora desta sessão integra: DEPER / CITCEM / CLUP / ILC-ML + FCT

Horário da Feira do Livro do Porto 2017
Abertura: SEG-SEX 12H00 / SÁB-DOM 11H00
Encerramento: DOM-QUI 21H30 / SEX-SÁB 23H00

Mais informações: www.cm-porto.pt/feiradolivro

Qual a sua opinião?