Vêm aí os pneus feitos de musgo que renovam o ar

Detectámos que tem um Ad Block ativo

Utilizamos anúncios para ajudar a manter o nosso site, considere desativar o Ad Block (bloqueador de anúncios) no nosso site para poder ver os conteúdos.

Os nossos anúncios não são intrusivos!

A Goodyear apresentou esta semana no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, um protótipo daquele que poderá ser o pneu do futuro. Chama-se Oxygene e consegue “inalar” o CO2 do ar e lançar oxigénio na atmosfera.

Não passa ainda de uma ideia, mas poderá ser a grande revolução na mobilidade do futuro, pois, desta forma, os carros elétricos não só não poluem como ainda conseguem tornar o ar mais limpo.

O pneu é feito a partir de borracha reciclada e o seu interior é constituído por musgo vivo. Ao rolar, o pneu consegue retirar humidade do ar que é aproveitada pelo musgo para fazer a fotossíntese, e, desta forma, transformar CO2 em oxigénio.

A empresa dia que, numa cidade como Paris, por exemplo, que tem uma média de 2,5 milhões de veículos a circular diariamente, se todo os carros tivessem este tipo de pneu seriam capaz de, por ano, criar 3 000 toneladas de oxigénio e retirar da atmosfera cerca de 4 000 toneladas de CO.

Além disso, o pneu consegue ainda captar a energia gerada durante a fotossíntese suficiente para alimentar várias das componentes eletrónicas do carro. No caso dos carros elétricos, esta energia gerada pode ser usada para recarregar as baterias.

Este artigo foi publicado originalmente na Visão

Recomendações

Recomendações

Comente e partilhe a sua opinião!

Vídeo do dia