XXX Grande Festa da Criança “Oesteinfantil” em Torres Vedras

Oesteinfantil, a grande Festa da Criança em Torres Vedras completa três décadas de existência.

“É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem” é o mote d’ A Grande Festa da Criança – Oesteinfantil deste ano, que completa três décadas de existência.

A partir desta frase, proferida pela Raquel, de 4 anos, em 1990, neste evento, pretende-se proporcionar no mesmo precisamente que a brincar, este contenha tudo o que o mundo tem (um cabeleireiro, um restaurante, um banco, um hospital ou até mesmo uma discoteca). Este ano será assim, para muitos, um recordar dos primeiros anos de vida da Oeste Infantil.

A iniciativa decorrerá de 28 de maio a 1 de junho, como já é hábito, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, possibilitando a crianças dos 3 aos 12 anos divertirem-se num universo feito à sua medida onde poderão usufruir, em mais de 40 ateliês interativos, de experiências lúdico-pedagógicas variadas, com o devido acompanhamento. No seu decorrer vão ser ainda dinamizadas várias outras atividades de animação de caráter lúdico e educativo.

A Grande Festa da Criança tem como objetivo primordial constituir-se como um evento que favoreça o caráter lúdico das aprendizagens e, simultaneamente, como um espaço de convívio e reflexão entre profissionais da educação que possibilite a divulgação e troca de experiências relativamente a projetos educativos em desenvolvimento nos estabelecimentos de ensino.

De referir, a propósito da temática do evento, que “é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo da criança. Através da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do “faz de conta” é, provavelmente, das brincadeiras favoritas, e das mais antigas, de qualquer criança. O “faz de conta” permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma”.

Promovido pelo Município de Torres Vedras, em parceria com escolas das redes pública, privada, solidária e profissional do Concelho de Torres Vedras e outras instituições, A Grande Festa da Criança contará durante a semana com um horário destinado a grupos escolares, abrindo as suas portas também para receber as famílias no sábado, 1 de junho (Dia Mundial da Criança). Nesse dia será proporcionado o seguinte programa de atividades:

10h às 13h e das 15h às 20h (a confirmar) | Recolha de Vestígios Lofoscópicos – Técnicos de Inspeção e Identificação Judiciária

10h às 13h e das 15h às 18h | Animação de Rua itinerante “Marcha Popular” – Escola de Serviços e Comércio do Oeste

10h às 13h e das 15h às 20h | Circo na Estrada

10h às 13h e das 15h às 20h | Apresentação de meios do Destacamento de Intervenção e do Destacamento de Trânsito da Guarda Nacional Republicana

11h às 13h e das 18h às 20h | Animação e Pinturas Faciais – Purpurina Bandolete

17h | Concerto Disney – Sociedade Filarmónica Ermegeirense

18h30 | Demonstração de Ginástica Acrobática – Sporting Clube de Torres

19h | Animação itinerante de Precursão e Movimento – Projeto “Rufinhos”

A inauguração do evento está marcada para o dia 28 de maio, pelas 10h.

A entrada no mesmo é gratuita.

Outros conteúdos na web

Comente, qual a sua opinião?
A carregar...

Recomendados

Recomendados