in

10 cuidados a ter em conta antes de comprar casa

10 cuidados a ter em conta antes de comprar casa
Direitos Reservados

Está a pensar comprar casa? Este artigo é para si.

Comprar casa é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. Quer esteja na fase inicial de prospeção de mercado ou se já está a pensar comprar uma casa que visitou, saiba que numa decisão destas é muito importante ter os pés assentes no chão e pensar dez vezes antes de avançar. 

Questione(-se). Será que, no caso de estar a pensar recorrer a um empréstimo bancário, tem condições para cumprir o pagamento da mensalidade do crédito? Será que a “papelada” do imóvel está toda em ordem? Será que a casa tem problemas de canalizações que vão obrigar a desentupimentos permanentes? Será que a localização do imóvel é a mais adequada? Ajudamo-lo na decisão com dez conselhos práticos a ter em conta antes de comprar casa. 

10 Dicas úteis antes de comprar casa

  1. As suas Finanças

Qual é o seu orçamento? Para além do investimento no imóvel – seja a pronto pagamento ou com recurso a crédito bancário – há outros gastos que devem ser tidos em consideração. IMI, seguros, televisão, internet, gás, eletricidade. Calcule a sua taxa de esforço. A taxa de esforço representa a relação entre obrigações mensais (créditos, contratos, etc) e rendimentos mensais e calcula-se através da seguinte fórmula: encargos mensais / rendimento x 100. Não deve ser superior a 30%, embora, no que diz respeito ao crédito à habitação, muitos bancos estabeleçam um limite de 40% na taxa de esforço para a aprovação do crédito.

  1. Escolha um crédito 

Se não tem a totalidade do capital para fazer o pagamento integral de uma casa a pronto, pode sempre pedir um empréstimo bancário. Atualmente, os bancos exigem algum capital de entrada (geralmente 10%) mas as taxas de juros têm sido bastante convidativas. Informe-se.

  1. Analise o mercado

A tendência dos valores do mercado imobiliário em Portugal tem sido de crescimento muito acentuado nos últimos anos. Contudo, a pandemia da Covid-19 arrefeceu um pouco os ânimos e é possível notar algumas alterações ligeiras em mercados como os da região de Lisboa. Seja paciente. 

  1. Case com a casa 

Prefere um imóvel novo ou usado? Quantas pessoas tem o seu agregado familiar? Qual é o seu estilo de vida? Trabalha em casa? Tem animais de estimação? No caso de preferir uma casa usada, tenha atenção às questões que deixamos mais abaixo, sobretudo relativamente à estrutura e canalizações do imóvel. Exceto se quiser inaugurar a sua casa a chamar uma empresa de desentupimentos. 

  1. Localização e acessibilidade

Prefere a placidez do campo à azáfama da cidade? E na cidade, prefere estar mais perto de onde trabalha, no centro ou numa zona residencial mais periférica? Usa transportes públicos, carro próprio? E a escola dos miúdos, fica perto? Veja como a localização da casa é servida a nível de transportes, comércio e serviços. 

  1. Documentos 

Pode parecer aborrecido, mas é muito importante que verifique toda a documentação antes de sequer pensar em negociar o valor da casa. Será que o imóvel tem ónus ou penhoras? Estará arrendado? Tem hipotecas? Analise toda a documentação na Conservatória do Registo Predial. Tem licença de habitação ou algum tipo de limitação pendente? Saiba isso junto da Câmara Municipal. Analise também se tem o IMI pago, junto da AT. 

  1. Certificado Energético

Para uma casa ser anunciada por um mediador oficial, tem que ter o Certificado Energético disponível. Este é um documento que indica os gastos energéticos da casa. O CE tem um relatório bastante apurado sobre todos os detalhes do imóvel. 

  1. O estado do imóvel (e do edifício)

Os aspetos técnicos do edifício são muito importantes. Verifique fissuras, sinais de humidade e canalizações. Pode sempre contratar especialistas como a JL Desentupimentos para avaliar o estado destas e, eventualmente, encarregá-los de fazer desentupimentos em canalizações entupidas, até porque hoje em dia a tecnologia para fazer desentupimentos torna o processo mais fácil pelos técnicos de desentupimentos. Verifique ainda instalações de água, gás natural e eletricidade. Não que precisem de desentupimentos, mas podem necessitar de arranjo ou substituição. 

  1. Opções de rendimento

Quando pensar em comprar uma casa, pense que está a comprar um produto que pode rentabilizar, quer em arrendamento tradicional, quer para arrendamento de férias. Não se esqueça dessa variável.

  1. 10.Fale com amigos

Nem todas as oportunidades estão no mercado imobiliário. Por exemplo, uma casa de amigos (ou amigos de amigos) que pode estar à venda. Fale com eles, até porque o que se poupa em comissões vale a pena. 

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Loading…

0

Artistas negros unem-se numa compilação musical “inédita” contra o racismo

Presidente da República veta alterações à Lei da Nacionalidade